Google recebe 12 mil solicitações de "esquecimento" em um dia

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 11h33

O Google não estava nada contente com a decisão da Suprema Corte Europeia de obrigar a empresa a dar aos cidadãos o "direito de serem esquecidos" e agora pode ter sido surpreendido com a quantidade de requisições de remoção de conteúdo que recebeu em apenas um dia.

Os pedidos estão sendo feitos através de um formulário disponibilizado pela própria empresa e, de acordo com o jornal Der Spiegel, somente na última sexta-feira (30) a companhia norte-americana recebeu 12 mil solicitações de usuários da Europa pedindo que suas informações fossem apagadas do site de buscas.

A decisão da Corte considera que os indivíduos têm o direito de terem suas informações pessoais apagadas do mundo virtual quando elas estão desatualizadas ou imprecisas. Porém, o Google não concorda e, apesar de ter que acatar a Lei, fará uma análise meticulosa sobre cada "pedido de esquecimento".

A empresa não sabe informar precisamente quanto tempo durará o processo de eliminação dos links. As solicitações devem apresentar justificativas relevantes, pois da mesma forma que a Suprema Corte acredita que os cidadãos têm o direito de serem esquecidos, o Google acredita que os seus usuários têm o direito de estarem sempre bem informados e apagar certas informações lhes tiraria este direito.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.