Sundar Pichai será responsável por grande parte dos produtos do Google

Por Redação | 27.10.2014 às 13:53

Parece que Larry Page, CEO do Google, encontrou um líder capaz de manter suas direções bem definidas para os próximos anos. O indiano Sundar Pichai, que já despertou interesse de empresas como Twitter e Microsoft, deverá ter uma atuação bem mais abrangente em diversos departamentos do Google. Isso porque Page está transferindo, segundo um relatório do Re/Code, a direção de diversos produtos do Google para Pichai.

Pichar irá dirigir vários produtos do Google como a plataforma de pesquisas, o Maps, o Google+, além do comércio, publicidade de produtos, infra-estrutura, Android, Chrome e Google Apps. Ou seja, o indiano terá muito mais responsabilidades. Já os executivos que lideram cada uma dessas áreas de produtos deverão se reportar diretamente a Pichai, em vez de Larry Page. O YouTube manterá Susan Wojcicki no controle de suas operações.

De acordo com o Re/Code, o Google enviou um memorando interno para seus funcionários para explicar as mudanças. Parece que a preocupação de Larry Page tem a ver com a inovação que a empresa oferece atualmente. À medida que envelhece, o Google tem se tornado menos inovador. Tais alterações em cargos de liderança poderá ocasionar em mudanças neste sentido, já que os executivos que se reportarão a Pichai não estarão presos a centenas de relatórios e poderão se concentrar efetivamente no desenvolvimento de melhores soluções baseadas nos produtos com os quais trabalham.

A delegação de mais departamentos a Pichai também deve refletir na maneira com que Page irá atuar na companhia. O CEO deverá ter mais tempo para se dedicar a produtos novos e já existentes.

Sundar Pichai

Esta é, sem dúvida, um grande promoção para Pichai. Mas certamente não é a primeira do executivo. Internamente, ele tem sido uma estrela no Google, além de braço direito de Page. No início, quando entrou na empresa em 2004, Pichai trabalhava no Chrome, mas assumiu o Google Apps em 2012 e o Android em março de 2013. Pichai também já passou a supervisionar o desenvolvimento de diferentes aplicativos como o Gmail e o Google Maps.

A verdade é que todos os funcionários do Google têm reconhecido o bom trabalho de Sundar Pichai em desenvolver projetos interessantes, criar boas equipes de trabalho e manter a empatia entre os diversos colaboradores da empresa.

Fonte: http://www.businessinsider.com/google-exec-reorgination-2014-10