Google quer usar drones para levar internet para áreas remotas

Por Redação | 16 de Setembro de 2014 às 17h00

O Google solicitou à FCC (Comissão Federal de Comunicações) a autorização para a realização de testes com drones que poderiam ser utilizados para fornecer acesso à internet em áreas mais remotas. Como parte do seu pedido enviado na última sexta-feira, a empresa mencionou que estes drones também poderão auxiliar no "monitoramento de danos ambientais, desmatamento" e outras finalidades.

Se a solicitação for concedida pela FCC, os testes deverão começar a partir de 6 de outubro e durar seis meses. O trabalho será feito no estado do Novo México, em uma área específica ao leste de Albuquerque e ao sul de Santa Fe.

Em abril, o Google comprou a Titan com planos de integrar a empresa em seu Projeto Loon, uma iniciativa que visa levar sinal de rede a partir de balões em partes do mundo onde a conectividade é limitada. A gigante das buscas também estaria planejando a implantação de satélites de órbita baixa para fornecer acesso à Internet. Os drones da Titan são alimentados por energia solar e podem ficar no ar por até cinco anos, como já foi revelado pela empresa no ano passado.

Um dos modelos dos drones irá transmitir as frequências entre 910 MHz e 927 MHz, enquanto outras versões dos equipamentos ficarão com faixas entre 2.4 GHz e 2.414 GHz, espectros não utilizados na região. A companhia ainda informou que estará disponível para coordenar os seus trabalhos em conjunto com os órgãos de telecomunicações e informações para evitar quaisquer problemas relacionados a interferências nas operações federais, visto que a frequência de 900 MHz, por exemplo, é utilizada por provedores de serviços de internet sem fio, medidores, leitores de pedágio, monitores de bebês e outros dispositivos.

Rumores também apontam que o Google está trabalhando em um outro projeto para desenvolver um serviço de entrega de produtos por meio de drones. Essa pode ser uma oportunidade para a empresa de Mountain View dar o próximo passo também neste conceito.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/google-quer-testar-drones-para-levar-internet-a-locais-remotos/44141

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.