Google pretende deixar a internet mais prática, eliminando páginas de login

Por Redação | 18.09.2012 às 14:14

Tim Bray, um desenvolvedor de software do Google, postou em seu blog uma crítica às páginas de login e deixou uma pista no ar: o Google pode estar planejando acabar de vez com essas páginas, já que elas demandam tempo do usuário e até repelem alguns internautas, principalmente quando o assunto é compras online.

Bray avisa que o futuro da internet deve ser simples e que o ato de fazer login em várias páginas da web deveria sumir do mapa. Todo mundo fica muito tempo online e, quanto menos os internautas tiverem de fazer login, melhor para sua experiência na web.

De acordo com o desenvolvedor, existem muitos sites que exigem longos processos de log in e acabam repulsando muitos internautas. Não é isso que o usuário quer, ele não gosta de ficar criando senhas, nomes de usuário e perguntas secretas para cada serviço que visitar.

De fato, Bray tem razão. Ele diz que frequentemente ouve as pessoas dizendo que "encontraram algo realmente legal em um site aleatório", mas não clicou no produto ou serviço porque era necessário fazer login, para depois lembrar mais uma senha idiota ou lutar contra a página de sign up.

Bray finaliza seu post com os seguintes dizeres: "Se o ato de fazer login se tornar mais simples (ou desaparecer), você tem a ganhar e nós também. Simples assim".