Google poderá usar seus dados em anúncios. Veja como evitar isso

Por Redação | 11 de Outubro de 2013 às 15h18

O Google anunciou uma importante mudança nos seus Termos de Serviço, que permite à empresa usar seu nome, foto e comentários em anúncios, com base em reviews e posts que você tenha feito no Google+ ou outros serviços como o YouTube. Isso significa que a empresa poderá usar suas informações sem seu consentimento explícito.

Como funciona

O próprio Google cita exemplos para esclarecer a mudança nesta página. Por exemplo, os amigos do usuário podem ver que, na página de uma banda no Google Play, ele avaliou um álbum com 4 estrelas. E o +1 com que o usuário marcou sua padaria local favorita pode ser incluído em um anúncio que a padaria veicula usando os serviços do Google.

O Google chama isso de "Recomendações compartilhadas". Em resumo, isso libera o Google a usar seu nome e rosto em uma propaganda que pode aparecer para seus amigos. Se você avaliar um estabelecimento no Google Maps, por exemplo, pode ser que sua recomendação apareça para um amigo seu do Google+ em um anúncio enquanto ele estiver navegando em um outro site qualquer que tenha o AdSense (links patrocinados do Google).

Google

Sim, somente seus amigos e conexões do Google+ verão seu rosto e nome em anúncios, mas você pode aparecer sem saber não só em sites do próprio Google, mas em qualquer site que veicule os anúncios do AdWords. Usuários com menos de 18 anos não vão aparecer em anúncios.

Como evitar isso

Tudo isso entrará em vigor no dia 11 de novembro. Mas se até lá (ou depois disso) você decidir que não quer suas informações aparecendo em anúncios espalhados pela internet, há uma maneira muito simples de evitar que isso aconteça.

Basta acessar esse link e desmarcar a opção "Based upon my activity, Google may show my name and profile photo in shared endorsements that appear in ads". Feito isso, clique em Save e Continue no pop-up que aparecerá e pronto.

Google
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.