Google pode trocar Gmail por Inbox

Por Redação | 05 de Dezembro de 2014 às 12h47

O Inbox é um serviço de email que oferece recursos similares ao assistente pessoal Google Now. Ao disponibilizá-lo para o público em outubro, o Google afirmou que seria uma maneira de reinventar o email como o conhecemos atualmente. De acordo com Sundar Pichai, executivo do Android, "o Inbox é um tipo completamente diferente de caixa de entrada, criado para concentrar somente o que interessa". Menos de dois meses se passaram e parece que a experiência com o Inbox foi boa o suficiente para a empresa pensar em substituir o Gmail por ele.

Em uma entrevista no Reddit, engenheiros da equipe do Inbox disseram que isso deve acontecer daqui a muito tempo. "O Inbox é algo novo – é por isso que o lançamos como um produto separado. Nos preocupamos profundamente com o Gmail e com os usuários do Gmail, mas, no longo prazo, conforme nós adicionarmos mais recursos ao Inbox e correspondermos ao retorno dos usuários, esperamos que todos irão querer usar o Inbox em vez do Gmail", escreveu Jason Cornwell, chefe de design do aplicativo de email.

O chefe de design ainda afirmou que o Google optou por não adicionar os recursos do Inbox diretamente no Gmail porque a forma de usar o email mudou bastante desde que o aplicativo foi criado. Sendo assim, a empresa resolveu investir em uma nova aplicação que "realmente ajuda você a ter controle da sua vida".

Mesmo com a ausência de alguns recursos, o Inbox é um aplicativo com bastante funcionalidades. Com funções que vão além de leitura e organização de emails, o aplicativo dispensa a necessidade de manter instalados diversos apps para concentrar informações pessoais no smartphone.

"Descobrimos que muitas pessoas usam o email como uma lista de tarefas, o celular está encobrindo o uso em desktops e muita gente evita os emails porque eles parecem dar muito trabalho", complementa Cornwell.

Como forma de deixar o Gmail mais completo, recentemente, o Google disponibilizou para o aplicativo do serviço o suporte para adicionar contas de emails de outras empresas, como iCloud, Yahoo e Outlook. Este recurso também poderá estar presente futuramente no Inbox, visto que o Google vê com bons olhos tal funcionalidade. Futuramente, os engenheiros da empresa informaram que o aplicativo ganhará a possibilidade de editar o toque de notificação de novos emails, dando a possibilidade de customização para os usuários.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/12/google-planeja-trocar-gmail-pelo-inbox.shtml

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.