Google pode levar o Project Ara para a MWC 2015

Por Redação | 13.02.2015 às 14:58

A ideia de um celular atualizável e com aquelas exatas funções de que precisamos, só que sem as diversas outras que nunca usamos, pode estar mais próxima de se tornar realidade com o Project Ara, do Google. O conceito de smartphone modular encontra-se atualmente em testes Beta e, segundo as informações do site The Droid Guy, pode ter uma de suas primeiras exibições públicas durante o Mobile World Congress 2015.

O evento que acontece em Barcelona anualmente normalmente é casa de grandes revelações por parte da Samsung e outras fabricantes, e o Google não estaria disposto a interferir nesse cenário. Por outro lado, ainda assim, estaria presente por lá com modelos funcionais do Ara e cerca de 50 módulos, mostrando para a imprensa as diferentes maneiras de se montar um smartphone e dando, quem sabe, uma ideia do preço de toda essa brincadeira.

O Project Ara chega com o objetivo de aplicar uma ideia semelhante à dos PCs no mercado mobile. Em vez de comprar um novo aparelho por ano por causa de novas funções ou modificações de performance, o usuário poderia simplesmente investir em novos módulos. Precisa de mais espaço para armazenamento? Compre um módulo com mais memória. O Google lançou uma nova opção com processador mais potente e mais RAM? Substitua as peças antigas por novas e melhore, instantaneamente, o desempenho do dispositivo.

Hoje, o Project Ara encontra-se em fase de testes extremamente restritos, com cerca de 100 pessoas ao redor do mundo utilizando os aparelhos e reportando de volta ao Google suas experiências e impressões. A empresa garante que quer lançar o produto para o público o mais rápido possível, mas diz que não sabe exatamente quando isso vai acontecer. A informação sobre a presença do equipamento no MWC 2015, que acontece entre os dias 2 e 5 de março, também não foi confirmada.