Google pode estar próximo de anunciar seu set-top box para TV, a Android TV

Por Redação | 07 de Abril de 2014 às 18h45
photo_camera Ken Wolter / Shutterstock.com

Ken Wolter / Shutterstock.com

A guerra dos set-top boxes parece estar prestes a esquentar. Menos de uma semana após o anúncio do Fire TV, o aparelho de streaming de entretenimento da Amazon, o Google também estaria prestes a revelar sua solução do tipo. Chamado de Android TV, o aparelho rodaria o sistema operacional móvel da empresa e também teria como foco o streaming de séries, filmes e músicas, apesar de também rodar jogos.

A novidade, entretanto, não significaria o fim do Chromecast. Para a empresa, ambos os dispositivos podem coexistir no mercado, já que o dongle apresenta funções mais simplificadas e é mais barato. Assim, quem procura apenas transmitir vídeos para a TV pode optar por ele, enquanto aqueles que desejam uma experiência mais robusta procurariam a Android TV.

Para apoiar esse potencial adicional, o Google já estaria trabalhando junto a desenvolvedores para criar uma série de aplicativos para a novidade. A arquitetura Android facilita, já que aqueles que já possuem experiência na criação de softwares para a plataforma podem fazer adaptações e criar interfaces melhores para serem utilizadas na televisão e por meio de um controle remoto.

De acordo com as informações publicadas pelo site The Verge, “descomplicar” é a palavra de ordem no Google. A Android TV deve ter comandos de voz e promete facilitar a forma como o usuário interage e localiza o conteúdo desejadoA ideia é que ele passe mais tempo efetivamente assistindo a alguma coisa do que procurando o que fazer. Para isso, não mais do que três cliques separariam a tela inicial da mídia propriamente dita.

Os parceiros de sempre já teriam embarcado na ideia. É o caso de serviços como Netflix, Hulu e Pandora, nomes que, para muita gente, são justamente a razão para se adquirir um equipamento desse tipo. Apps do Google também viriam pré-instalados, como o YouTube e o Hangouts.

Um controle especial para jogos também estaria sendo desenvolvido e, como na Fire TV, teria que ser adquirido separadamente por aqueles que estiverem mais interessados em jogos. A interface utilizaria um estilo de “prateleiras”, com muito conteúdo sendo visualizado de uma só vez e podendo ser acessado rapidamente pelos usuários.

Apesar de nenhuma informação ser oficial, o Google tem se mantido quieto quanto ao mercado de soluções para streaming, que tem apresentado crescimento cada vez maior. Sendo assim, não deve demorar para que a gigante da tecnologia também deseje comer um pedaço desse bolo.

Revelação modesta

O mais interessante de toda a história é que a Android TV já tinha dado às caras antes, mas sem que quase ninguém percebesse. Ela fez sua primeira aparição na CES 2014, rodando no Hisense Pulse Pro, um set-top box que, na época acreditava-se, estaria rodando uma nova versão do Google TV. Com as revelações desta segunda-feira (07), porém, percebe-se que se trata na verdade da novidade do Google.

Vale a pena notar que a interface do dispositivo confirma todos os rumores revelados, como a interface que utiliza cards e exibe todos os conteúdos como se fosse numa estante. Ao que tudo indica o aparelho focará na facilidade de operação e servirá mais como uma plataforma de interatividade e entretenimento que não se restringiria apenas aos produtos do Google. A ideia é que parceiros possam se juntar e contribuir com ela de maneira semelhante como a empresa de Mountain View já faz atualmente com seu sistema operacional móvel, o Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.