Google libera SDK do Chromecast para desenvolvedores interessados

Por Redação | 04.02.2014 às 16:00

O dia que muitos desenvolvedores estavam esperando chegou. O Google anunciou a liberação do SDK do Chromecast, o dongle de mídia da empresa, que agora está aberto a todos os produtores de software que estejam interessados nele. Basta pagar uma taxa de US$ 5 para baixar o kit de desenvolvimento e começar a adaptar aplicativos para a plataforma.

De acordo com a empresa, a adaptação dos aplicativos deve ser bem simples, uma vez que todos já funcionam em plataformas semelhantes. Basta aplicar o SDK para que o software em questão se torne compatível com o Chromecast, passando, assim, a funcionar com o acessório e tendo suas imagens exibidas na tela da televisão.

Quem quiser, porém, pode adicionar novas funções ou customizações, com diversos protocolos de streaming que estão disponíveis em uma biblioteca do próprio Google. A empresa também está liberando atualizações para a loja online Play em diversos dispositivos com Android, para que todos já possam ter acesso à novidade a partir desta terça (04). Além disso, todos os Chromecasts conectados também receberão updates relacionados à liberação do SDK.

A novidade não apenas atende aos pedidos de centenas de desenvolvedores interessados, mas também é um grande negócio para o Google. Apesar do sucesso de seu dongle, as aplicações para ele ainda são limitadas, mas a chegada de uma série de novos produtores de software à plataforma pode ampliar seu potencial e torná-la ainda mais relevante no mercado.