Google lançará SDK para dispositivos vestiveis em até 2 semanas

Por Redação | 10.03.2014 às 11:07 - atualizado em 11.03.2014 às 02:52

Nesse domingo (9) o vice-presidente da divisão do Android, Aplicativos e Chrome, Sundar Pichai, fez um anúncio que muitos estavam esperando: o Google planeja lançar um SDK para Android voltado aos dispositivos vestiveis nas próximas duas semanas.

SDK significa Software Development Kit (Kit de Desenvolvimento de Software) e é o que permite desenvolvedores independentes começarem a criar aplicativos para uma determinada plataforma. Com a liberação do SDK, abre-se um universo de possibilidades para dispositivos vestíveis como relógios inteligentes e demais dispositivos do tipo.

Sundar Pichai

“Em duas semanas nós estaremos lançando o primeiro SDK para Android [voltado às tecnologias vestiveis], o que mostrará para os desenvolvedores nossa visão sobre a evolução desse novo mercado”, disse Pichai em um painel de discussões no CNET. Segundo ele, é possível fazer com esses dispositivos a mesma revolução que foi feita com os smartphones e o objetivo do Google é levar o Android para além das plataformas atuais.

Espera-se que o Google revele informações sobre o sistema operacional para seu próprio smartwatch ainda este mês e acredita-se que a empresa está trabalhando com a LG para a produção desses aparelhos. Alguns rumores, por sua vez, indicam que a revelação do dispositivo ocorrerá na conferência anual da companhia, a Google I/O Conference, que acontecerá em junho.

O novo sistema provavelmente funcionará integrado ao Google Now, de maneira similar ao Google Glass. A aposta é alta, principalmente se levarmos em consideração que as vendas de dispositivos do tipo ainda não decolaram. Apesar disso, estima-se que a área possuirá um mercado de US$ 19 bilhões até 2018.