Google lança serviço para rodar na nuvem aplicações baseados em Docker

Por Redação | 04 de Novembro de 2014 às 18h49
photo_camera Divulgação

O Google anunciou nesta terça-feira (4) o lançamento da versão alpha do Container Engine, um novo gerenciador de serviços baseado na plataforma de desenvolvimento em nuvem Docker. As informações são do site TechCrunch.

Lançada pela dotCloud em 2003 e disponibilizada em código aberto, a Docker permite a produção e execução de aplicações baseadas em containers de clusters, a técnica mais atual para gerenciar logicamente diversos discos físicos em servidores de grande porte.

Vendo esta forte tendência, que consiste no serviço Kubernetes - aplicação de gerenciamento de containers desenvolvida pelo próprio Google -, a gigante das buscas decidiu combinar "o rápido processo de boot, eficientes servidores de máquinas virtuais e integração com a rede virtualizada sem costuras" para fazer de seu serviço de computação em nuvem "o melhor lugar para rodar aplicações baseadas em containers".

O suporte para Docker foi lançado inicialmente pelo Google em maio deste ano como parte de seu novo serviço de Gerenciamento de VM's. Com as novas implementações, desenvolvedores podem usar containers da Docker sem nenhum intermediário.

Ao que tudo indica, os concorrentes da companhia dirigida atualmente por Larry Page não possuem, ao menos por enquanto, um serviço similar nesse sentido. Vale lembrar que, como o programa está em fase alpha de testes, nenhuma aplicação hospedada até o momento está segura.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.