Google lança serviço pago que livra usuários de anúncios em sites

Por Redação | 21.11.2014 às 13:56
photo_camera Divulgação

O coração da indústria web do mundo são os anúncios, que constituem a principal fonte de renda de sites informativos ou de conteúdo. Muitos usuários, porém, reclamam de propagandas invasivas ou da quantidade deles em muitos veículos, utilizando extensões que bloqueiam a exibição dels. Pensando em tudo isso, o Google está tentando mudar um pouco as coisas e lança o programa Contributor.

Por meio do que a empresa chama de “doações”, com valores mensais que variam de US$ 1 a US$ 3, os usuários têm acesso a versões sem anúncios de uma rede sites parceiros. Entre os nomes que já fazem parte da empreitada estão Mashable, Imgur, Science Daily, WikiHow, The Onion e Urban Dictionary, além de domínios do próprio Google. E esta, segundo a companhia, é apenas uma lista preliminar das pessoas que já estão a bordo.

Outros interessados em fazer parte do programa também podem se cadastrar e entrar em uma lista de espera, onde serão avaliados e contatados em caso de aprovação. Obviamente, existem vários requisitos que os veículos precisam atender, como disponibilidade técnica, por exemplo. Mas a ideia do Google é expandir o programa e efetivamente pagar os produtores de conteúdo, apesar da divisão dos ganhos ainda não ter sido totalmente detalhada.

Além de não mais exigir anúncios, os sites participantes do Contributor também exibirão uma mensagem de agradecimento aos usuários pagantes no lugar onde estavam as propagandas originalmente. Tudo funciona por meio da conta de cada usuário e, para visualizar os veículos desta maneira, todos precisam estar logados durante todo o tempo.

Google Contributor

Mais do que atender aos anseios de muitos usuários e evitar o uso de ferramentas de terceiros que são danosas para os produtores de conteúdo, o Google afirma que a ideia por trás da iniciativa é, justamente, recompensar aqueles que “fazem a web”. Por isso mesmo, existe a ideia dos agradecimentos e um trabalho para evitar a palavra “assinatura”, substituindo-a pela expressão “doação”. O objetivo é justamente contribuir, de acordo com a vontade de cada um, com os sites que criam material interessante.

Trata-se de um projeto ainda em estágio de incubação, mas que já conta com parceiros de peso. A ideia do Google é, justamente, mudar a dinâmica do mercado publicitário online e também a maneira com a qual os usuários lidam com as propagandas. Com sites consagrados e alto volume de acessos, o Contributor parece estar em um bom caminho, mas como a própria empresa indica, ainda se trata de um experimento.