Google lança projeto para ajudar a combater o tráfico humano

Por Redação | 14 de Abril de 2013 às 16h09

Um assunto que está em alta ultimamente é o tráfico humano, mas ele sempre existiu e atualmente estima-se que mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas desse tipo de crime. Colocando isso em perspectiva, significa quase toda a população da Austrália.

Como parte de um esforço para combater o tráfico humano e fornecer ajuda para as vítimas, o Google lançou um novo projeto conjunto com três organizações de defesa: Polaris Project, Liberty Asia e La Strada International. A novidade ganhou o nome de 'Human Trafficking Hotline Network', e este projeto visa a criação de uma linha global conectada a uma rede de compartilhamento de dados.

De acordo com o post no blog do Google, a ideia é combater traficantes altamente sofisticados. Para isso, existem linhas de apoio ao redor do mundo, mas a maioria está trabalhando de forma isolada. O objetivo desse projeto é conectar os dados dessas linhas de ajuda para identificar hotspots de tráfico e ajudar os defensores a entender melhor como responder a essas atividades.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a principal linha é operada pelo National Human Trafficking Resource Center, no chamado Projeto Polaris. O Polaris trabalha em parceria com o centro há mais de cinco anos, recebendo mais de 72 mil chamadas e relatando 3 mil casos de tráfico de seres humanos para a justiça desde o seu lançamento. No entanto, existem mais de 65 linhas diretas como essa ao redor do mundo, logo, se todos os dados provenientes delas forem recolhidos em um único ponto, a força no combate contra o tráfico humano global seria ainda maior. E é aí que entra o projeto do Google.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.