Google lança projeto para ajudar ONGs no Brasil

Por Redação | 12 de Março de 2015 às 10h13

Nesta terça-feira (10), o Google recebeu em seu escritório no Brasil mais de 100 representantes de organizações sem fins lucrativos para o lançamento de um programa especial que oferece a esse tipo de organização acesso gratuito a diversas ferramentas, como Gmail, Google Agenda, Google Ad Grants e mais.

O "Google para Organizações sem Fins Lucrativos" já existe fora do país desde 2011 e agora chegou ao Brasil para ajudar nossas ONGs a cortar despesas de TI e operar com mais eficiência com o auxílio do Google Apps, além de oferecer US$ 10 mil por mês em publicidade no Google AdWords e recursos premium do YouTube para que elas possam alcançar mais doadores e voluntários.

“O Google para organizações sem fins lucrativos apoiará o trabalho incrível de ONGs por todo o Brasil, eliminando parte das despesas e dificuldades técnicas que elas enfrentam e as ajudando a aproveitar a web ao máximo. Esperamos que a nossa tecnologia ajude as organizações a melhorar suas operações, alcançar mais doadores e voluntários e difundir a conscientização para que possam se concentrar no incrível trabalho que fazem local e globalmente”, declarou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Google para organizações sem fins lucrativos

Reunião com representantes de ONGs no escritório do Google Brasil (Imagem: Divulgação)

Durante a reunião em seu escritório, localizado em São Paulo, a gigante da web realizou uma sessão de treinamento conduzida por especialistas locais que trabalham diariamente com os produtos oferecidos gratuitamente às ONGs. Os convidados também assistiram a uma apresentação da Worldfund, que tem um escritório no Brasil e já está usando ferramentas do Google para organizações sem fins lucrativos para ajudar a promover sua causa.

A última parte do evento foi uma sessão prática sobre as regras do programa e como as ONGs brasileiras devem proceder para se inscrever. A sessão foi conduzida pela Techsoup Brasil, o parceiro local que gerenciará o cadastramento para o programa.

Google para organizações sem fins lucrativos

Treinamento de representantes de ONGs no escritório do Google Brasil (Imagem: Divulgação)

“É um prazer enorme ajudar o Google a levar a suíte de ferramentas do Google para organizações sem fins lucrativos para ONGs e instituições do Terceiro Setor do Brasil. Trabalhando em conjunto com a TechSoup Brasil e a TechSoup Global Network, o Google dá uma contribuição importante para fortalecer os recursos das organizações sem fins lucrativos”, disse José Avando, diretor­ executivo da TechSoup Brasil.

Além do treinamento aplicado na sede do Google Brasil, recursos on­line como vídeos educativos, exemplos de como outras ONGs no Brasil usam essas ferramentas, conselhos sobre maneiras melhores de se conectar com outras organizações sem fins lucrativos e um fórum de suporte para quaisquer problemas técnicos estarão disponíveis para os adeptos do programa. As organizações também serão convidadas para discussões com ONGs do mundo todo por meio da comunidade global do Google+.

Google para organizações sem fins lucrativos

Produtos disponibilizados pelo "Google para organizações sem fins lucrativos"

Quem pode se candidatar?

Podem se candidatar ao programa associações e fundações privadas com uma ou mais das seguintes designações especiais:

  • Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);
  • Entidades de Utilidade Pública Federal (UPF);
  • Organizações Sociais (OS);
  • Entidade Beneficente de Assistência Social detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS); ou
  • Associações sem fins lucrativos para benefício público.

As organizações elegíveis devem comprovar que estão registradas legalmente como organizações sem fins lucrativos ou instituições de caridade por meio de CNPJ válido e estatuto social registrado. Também é necessário estar cadastrado com a entidade independente TechSoup Brasil, a subsidiária brasileira da TechSoup Global.

Organizações que não podem se candidatar no programa:

  • Instituição ou entidade governamental;
  • Hospital ou organização de assistência médica;
  • Bibliotecas privadas;
  • Instituições que fazem recondicionamento de computadores;
  • Escolas, creches, instituição acadêmica ou universidade (braços filantrópicos de organizações de educação são elegíveis). Para saber mais sobre os programas do Google para instituições de educação, visite Google for Education.

Se você possui uma ONG (ou conhece alguma) que se encaixe nos requisitos do Google, basta entrar no site para se candidatar ao programa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.