Google lança página de buscas mais leve para celulares

Por Redação | 02 de Outubro de 2014 às 10h50
Tudo sobre

Google

Nesta quinta-feira (02), o Google lançou uma versão mais leve de sua página de buscas em aparelhos móveis. O objetivo é que os resultados sejam exibidos mesmo em aparelhos pouco potentes ou com conexões precárias.

Segundo o diretor de engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, "donos de aparelhos mais baratos passam a ver resultados na mesma velocidade que veriam usuários com um topo de linha em uma conexão 4G". Ainda segundo ele, a novidade será exclusiva para os usuários brasileiros e indianos do site de buscas.

O propósito é suprimir resultados complexos, que demandam mais transmissão de dados ou processamento como imagens, links para vídeos ou mapas que são exibidos em consultas completas, sem perder o essencial dos resultados.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Pesquisa Google

Para utilizar a página de buscas simplificada do Google, os usuários não precisam atualizar ou instalar qualquer ferramenta em seu dispositivo. Ao acessar a página inicial do Google, o site reconhecerá se sua conexão está lenta e já o redireciona para a versão mais leve. Não há restrição de aparelho, basta ser um tablet ou celular com iOS, Android, Windows Phone ou outro sistema operacional.

Segundo a empresa, serão exibidos os resultados da busca de maneira simplificada para os usuários que têm velocidade de conexão equiparável à do 2G, por exemplo. Os anúncios do Google Adwords também são exibidos de forma simplificada, mas não deixam de estar disponíveis.

O objetivo do projeto para os dois maiores mercados emergentes da atualidade é melhorar a experiência dos usuários, independente do aparelho ou plano de acesso adquirido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.