Google lança o Helpouts, a 'ajuda sobre tudo, sempre que você precisar'

Por Redação | 05 de Novembro de 2013 às 15h20

O Google anunciou hoje um novo serviço, o Helpouts. Trata-se de uma conversa via videochat para que os usuários possam tirar dúvidas diretamente com especialistas das mais diversas áreas, desde um problema no computador, até como passar um batom de forma perfeita.

De acordo com um post no Google Blog, o Helpouts tem um objetivo simples: “ajudar pessoas a ajudar uns aos outros.” Através do Helpouts, os usuários poderão resolver seus problemas rapidamente, ou ter aulas de língua estrangeira e instrumentos musicais, por exemplo.

Em uma coletiva de imprensa realizada ontem em São Francisco, Udi Manber, vice-presidente de engenharia encarregado do Helpouts, disse que o novo serviço vai ajudar as pessoas a sanar as suas dúvidas mais rapidamente. “O sistema de busca do Google geralmente encontra a resposta correta se a pessoa souber o que perguntar,” disse Udi. “O problema é que, muitas vezes, você não sabe o que perguntar.”

Diferentemente de vídeos instrucionais do YouTube, por exemplo, no Helpouts, o especialista poderá ver exatamente o que a pessoa está fazendo de errado e o usuário também pode fazer perguntas.

No post do blog, Udi Manber explica que o usuário poderá escolher o auxílio dos especialistas de acordo com as qualificações, disponibilidades, preços, classificações e reviews. “Você pode se conectar instantaneamente ou agendar uma conversa. Você pode receber ajudar de indivíduos ou de marcas já conhecidas e confiáveis, como Sephora, One Medical, Weight Watchers, entre outras.”

Além da conversa, o usuário também poderá compartilhar a tela do computador, receber ajuda na edição de uma apresentação e até gravar a sessão. O Google também promete que, se o usuário não ficar completamente satisfeito com a experiência, ele pode pedir o seu dinheiro de volta.

O Google pretende que o Helpouts seja uma fonte de renda para médicos aposentados fazerem consultas rápidas online, ou para que guitarristas possam dar aulas online, por exemplo. Os especialistas poderão cobrar um preço fechado, ou por minuto. A empresa ficará com 20% do lucro.

Os preços dos especialistas variam bastante. Um Helpout para ajudar a dar uma melhorada no seu PC custa U$ 50,00 a sessão, uma aula de espanhol com uma professora argentina custa U$ 12,50 a sessão, já uma ajuda para arrumar a maquiagem na sua bolsa, oferecida pela Sephora, é gratuita.

Para usar o Helpout, o usuário precisa ter uma conta no Google Plus e um Google Wallet. O serviço pode ser acessado através do PC, ou qualquer aparelho Android.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.