Google lança novo serviço de armazenamento na nuvem que vai "revolucionar" setor

Por Redação | 11.03.2015 às 12:15

O Google anunciou nesta quarta-feira (11) seu novo serviço de armazenamento na nuvem que vai custar apenas US$ 0,01 por gigabyte por mês. Batizado de Google Cloud Storage Nearline, o serviço promete oferecer acesso aos dados em apenas três segundos ou menos e já está disponível em versão beta. Com a novidade, gigante das buscas quer competir de igual para igual com a líder de mercado Amazon.

O Storage Nearline é um serviço interessante para armazenar dados considerados de longa duração, mas pouco acessados, como fotos, vídeos ou documentos de empresas (não necessariamente para dados que precisam ser analisados, apenas para armazenamento e consulta em momentos específicos). Ele também é uma alternativa para serviços que precisam armazenar dados de seus clientes. O Google acredita que a novidade vai "revolucionar" o mercado de armazenamento na nuvem, conforme destaca o Business Insider.

"Antes desse anúncio de abalar as estruturas, havia duas classes de armazenamento: armazenamento de conteúdo no servidor ou dados que você está analisando e armazenamento de arquivos, coisas que você não vai olhar sempre", explicou Tom Kershaw, diretor de gerenciamento de produto do Google Cloud Platform.

Por outro lado, a Amazon também possui um serviço intitulado Glacier, que cobra o mesmo valor, US$ 0,01 por gigabytes por mês, mas a diferença é que ele demora algumas horas para recuperar as informações armazenadas na nuvem. O Glacier é uma espécie de arquivamento de longo prazo, para coisas que você raramente acessa, como backups, registros de e-mails antigos e assim por diante.