Google lança nova versão de Kit de Desenvolvimento de Módulos para o Project Ara

Por Redação | 13 de Janeiro de 2015 às 16h10

O Google divulgou nesta segunda-feira (12) a segunda versão do seu Kit de Desenvolvimento de Módulos (MDK .2) para o chamado Project Ara, desenhado para criar uma plataforma de open hardware para o desenvolvimento de smartphones modulares.

O documento mostra que o Google deverá ser bem rígido na certificação de novos módulos criados para o projeto. Para o processo de revisão, a empresa pede que os desenvolvedores enviem o modelo CAD do módulo, desenhos em 2D, consumo de bateria, e várias informações sobre especificações e performance.

A nova versão do MDK também faz algumas adições ao projeto, como um novo sistema de conexão sem contato entre os módulos e um novo protocolo chamado Greybus, que melhora a comunicação entre os módulos e o exoesqueleto do dispositivo. Também haverá um novo exoesqueleto para o projeto, que agora ocupa menos espaço no corpo do smartphone, reduz o custo final e é mais resistente.

O MDK define ainda um novo aplicativo apelidado de Ara Manager, que será responsável por gerenciar todos os modulos encaixados no dispositivo. Com ele, o usuário poderá acessar detalhes avançados sobre os módulos e trocá-los por peças diferentes sempre que quiserem.

Esses deve ser o último update do Google no projeto antes da conferência de desenvolvedores do Project Ara, que começa nesta quarta-feira (14), em Mountain View, na Califórnia.

A expectativa é que o Google revele mais informações sobre os processadores que estarão disponíveis para o Project Ara, assim como uma possível data de lançamento do primeiro smartphone modular. Por ora, rumores apontam que isso deverá acontecer até o final deste ano.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!