Google lança ferramenta que exibe mapas de lojas e locais fechados no Brasil

Por Redação | 07 de Maio de 2014 às 08h51
photo_camera Divulgação
Tudo sobre

Google

O Google lançou há um bom tempo o Indoor Maps, um serviço que permite ver o interior de lugares fechados, como shoppings, museus, lojas e aeroportos direto do navegador ou dispositivos móveis equipados com sistema Android ou iOS. No entanto, a plataforma só estava disponível para alguns países selecionados. Pois é, estava, já que a empresa lançou a ferramenta nesta terça-feira (6) aqui no Brasil.

De acordo com um anúncio no blog brasileiro da companhia, a função já está disponível e pode ser acessada por um computador, tablet ou smartphone. O grande destaque do programa é sua praticidade: caso esteja perdido em um shopping e quiser encontrar uma loja específica, basta usar o recurso para localizar o estabelecimento. O mesmo vale para encontrar o setor que está sua cadeira em um estádio de futebol ou o portão de embarque no aeroporto.

A utilização do Indoor Maps também é bastante simples. Como a ferramenta está integrada ao serviço de mapas do Google, é só entrar na parte de busca de lugares, ir até as localidades que contam com mapas internos e dar zoom. Se o edifício tiver vários andares, você pode alternar entre um piso e outro clicando em uma aba no canto lateral direito, como na imagem abaixo do Shopping Market Place, em São Paulo:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Market Place Google Maps

(Imagem: Google Maps)

Segundo o Google, o Indoor Maps já conta com informações internas de lojas e estabelecimentos em mais de 50 cidades brasileiras. A lista completa pode ser visualizada nesta página, mas veja alguns locais abaixo:

  • 11 estádios de futebol, incluindo Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza), entre outros que sediarão jogos de grandes eventos esportivos em 2014;
  • 15 aeroportos: Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Juscelino Kubitscheck (Brasília), Eduardo Gomes (Manaus), entre outros;
  • Mais de 100 shopping centers: Shopping Iguatemi, JK Iguatemi, Morumbi Shopping, Shopping Vila Olímpia, Shopping Eldorado (São Paulo); Barra Shopping, New York City Center, Downtown, Shopping Leblon, Village Mall (Rio de Janeiro); Diamond Mall, Pátio Savassi (Belo Horizonte); Shopping Iguatemi Brasília (Brasília); Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes); Manauara Shopping (Manaus); Shopping Praia de Belas (Porto Alegre); entre muitos outros.

O Indoor Maps exibe o interior de mais de 10 mil lugares fechados espalhados em diversos países do mundo todo e o número promete aumentar ainda mais. Há ainda um recurso que permite que donos de estabelecimentos acrescentem sua loja ou comércio dentro da plataforma. Para isso, é necessário fazer o upload de uma planta baixa que será analisada pelo Google. Clique aqui para acessar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.