Google lança ferramenta que exibe mapas de lojas e locais fechados no Brasil

Por Redação | 07 de Maio de 2014 às 08h51
photo_camera Divulgação

O Google lançou há um bom tempo o Indoor Maps, um serviço que permite ver o interior de lugares fechados, como shoppings, museus, lojas e aeroportos direto do navegador ou dispositivos móveis equipados com sistema Android ou iOS. No entanto, a plataforma só estava disponível para alguns países selecionados. Pois é, estava, já que a empresa lançou a ferramenta nesta terça-feira (6) aqui no Brasil.

De acordo com um anúncio no blog brasileiro da companhia, a função já está disponível e pode ser acessada por um computador, tablet ou smartphone. O grande destaque do programa é sua praticidade: caso esteja perdido em um shopping e quiser encontrar uma loja específica, basta usar o recurso para localizar o estabelecimento. O mesmo vale para encontrar o setor que está sua cadeira em um estádio de futebol ou o portão de embarque no aeroporto.

A utilização do Indoor Maps também é bastante simples. Como a ferramenta está integrada ao serviço de mapas do Google, é só entrar na parte de busca de lugares, ir até as localidades que contam com mapas internos e dar zoom. Se o edifício tiver vários andares, você pode alternar entre um piso e outro clicando em uma aba no canto lateral direito, como na imagem abaixo do Shopping Market Place, em São Paulo:

Market Place Google Maps

(Imagem: Google Maps)

Segundo o Google, o Indoor Maps já conta com informações internas de lojas e estabelecimentos em mais de 50 cidades brasileiras. A lista completa pode ser visualizada nesta página, mas veja alguns locais abaixo:

  • 11 estádios de futebol, incluindo Maracanã (Rio de Janeiro), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza), entre outros que sediarão jogos de grandes eventos esportivos em 2014;
  • 15 aeroportos: Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba), Salgado Filho (Porto Alegre), Juscelino Kubitscheck (Brasília), Eduardo Gomes (Manaus), entre outros;
  • Mais de 100 shopping centers: Shopping Iguatemi, JK Iguatemi, Morumbi Shopping, Shopping Vila Olímpia, Shopping Eldorado (São Paulo); Barra Shopping, New York City Center, Downtown, Shopping Leblon, Village Mall (Rio de Janeiro); Diamond Mall, Pátio Savassi (Belo Horizonte); Shopping Iguatemi Brasília (Brasília); Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes); Manauara Shopping (Manaus); Shopping Praia de Belas (Porto Alegre); entre muitos outros.

O Indoor Maps exibe o interior de mais de 10 mil lugares fechados espalhados em diversos países do mundo todo e o número promete aumentar ainda mais. Há ainda um recurso que permite que donos de estabelecimentos acrescentem sua loja ou comércio dentro da plataforma. Para isso, é necessário fazer o upload de uma planta baixa que será analisada pelo Google. Clique aqui para acessar.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.