Google lança ferramenta para professores

Por Redação | 06.05.2014 às 17:00

O Google lançou nesta terça-feira (06) uma nova ferramenta gratuita para professores utilizarem na sala de aula. A novidade, que serve para gerenciar conteúdo e compromissos, assim como para auxiliar na comunicação com estudantes, foi anunciada no próprio blog da companhia.

"Muitos educadores podem encontrar maneiras de utilizar a tecnologia em prol de uma educação ainda melhor, evitando o trabalho excessivo. Passamos o último ano bem próximos aos educadores para entender sistemas que podem simplificar suas cargas de trabalho, para que eles possam se dedicar ao que realmente amam, que é ensinar", explica o comunicado no blog.

O Classroom, disponível entre os apps exclusivos do Google para a área de educação, oferece as seguintes funções primordiais:

- Criação e armazenamento compromissos: utilizado em conjunto com o Google Docs, Drive e o Gmail, o Classroom pode ajudar a criar uma agenda sem a necessidade de papel. Essa função pode ajudar a monitorar quem fez ou não as tarefas e providenciar rapidamente um feedback individual em tempo real para os alunos.

- Comunicação aprimorada: o Classroom permite fazer comunicados, questões e comentários aos alunos em tempo real.

- Maior organização: a ferramenta cria automaticamente folders no Google Drive, direcionando cada compromisso para cada estudante. Dessa forma, os alunos podem acompanhar suas tarefas mais facilmente.

Google Classroom

O Google promete também preservar a privacidade dos alunos, não utilizando anúncios em nenhuma de suas ferramentas direcionadas para a área de Educação, incluindo o Classroom.

A companhia vem trabalhando com dezenas de escolas e universidades, afim de coletar feedback sobre os recursos que estão ou não funcionando, e, por isso, também pede para que os educadores enviem respostas sobre a utilização do Classroom.

O app deve estar completamente disponível para quem já utiliza a suíte de aplicativos do Google para a Educação em setembro. Até lá, quem quiser pode testar a prévia da ferramenta. Basta ter uma conta no Google.

Fonte: http://googleblog.blogspot.com.br/2014/05/previewing-new-classroom.html