Google lança ferramenta gratuita para construção de páginas em HTML5

Por Redação | 30 de Setembro de 2013 às 19h16

O Google anunciou nesta segunda-feira (30) o lançamento do "Web Designer", uma nova ferramenta para a construção de sites e anúncios interativos em HTML5. A nova "ferramenta de design com qualidade profissional" está oficialmente em fase beta pública e disponível para download em versões para Mac e Windows.

De acordo com o anúncio do Google, a ferramenta foi desenvolvida para permitir que os anunciantes criem facilmente anúncios em HTML5 para dispositivos móveis e desktops. Recentemente a empresa havia dito que os anunciantes "não possuem ferramentas necessárias para desenvolver facilmente o conteúdo adequado para experiências 'cross-screen' atuais", referindo-se à grande variedade de telas utilizadas pelos usuários, incluindo smartphones, tablets etc.

Apesar de o Google insistir em divulgar a ferramenta como criadora de anúncios para todas as plataformas e telas, não há nada que impeça o Web Designer de ser utilizado na construção de sites e animações para uma única página interativa que tenha outros fins que não sejam vender produtos ou serviços. No entanto, algumas das características da ferramenta estão disponíveis apenas para os anúncios, embora o Google afirme que pretende expandir a novidade para outras finalidades no futuro.

Essencialmente, o Web Designer é uma ferramenta visual, mas o usuário também pode utilizar JavaScript e CSS para deixar a criação ainda mais personalizada. Na verdade, a nova ferramenta do Google permite manipular todo o código diretamente em um editor built-in, além de permitir a visualização rápida de suas criações em todos os navegadores instalados na máquina.

No caso de animações, o Web Designer permite mover elementos individualmente, usando camadas, ou cena a cena – os frames entre as partes são animados pela própria ferramenta do Google. Existem ainda recursos para desenho livre (Pen), que podem ser combinados com o de mudança de perspectiva para criação de conteúdo 3D usando o CSS3.

O Google já disponibilizou alguns tutoriais do Web Designer em um canal especial no YouTube.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.