Google instalará cabo submarino que ligará duas cidades brasileiras aos EUA

Por Redação | 10 de Outubro de 2014 às 11h35
photo_camera Divulgação

Nesta quinta-feira (09), as empresas Algar Telecom (do Brasil), Angola Cables, Antel e Google anunciaram planos para instalar um novo cabo submarino de fibra ótica que conectará as cidades brasileiras de Santos e Fortaleza à Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos. A TE Connectivity SubCom foi o fornecedor escolhido para executar o projeto.

Este investimento faz parte de um esforço conjunto para melhorar a estrutura de internet disponível para as atuais necessidades dos usuários na região da América Latina e, ao mesmo tempo, antecipar o aumento da demanda que acontecerá no futuro.

Um investimento de grande porte

Atualmente, a América Latina tem uma população conectada de quase 300 milhões de pessoas e se tornou uma das regiões de crescimento mais rápido em termos de penetração de internet. Além disso, com a crescente utilização de redes LTE (também conhecidas como 4G) e de redes de fibra ótica, assim como a oferta de conteúdo de alta qualidade (HD/4K) e serviços baseados na nuvem, há uma demanda crescente para melhorar a capacidade de acesso a data centers e à internet globalmente.

A nova rota terá 10.556 quilômetros de extensão e seis pares de fibra. De acordo com as estimativas, isso aumentará a largura da banda dos sistemas de cabos submarinos existentes em 64 Tbps (Terabits por segundo) de capacidade. O cabo será instalado e operado pelas quatro empresas citadas acima e o acordo assinado entre elas se torna efetivo a partir desta semana. A expectativa é que a construção comece imediatamente e a conclusão está planejada para o fim de 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.