Google fecha acordo com indústria musical europeia

Por Redação | 20.11.2012 às 15:48

O Google fechou um acordo com representantes, editoras, artistas e compositores do mercado musical europeu. Com o novo negócio, o gigante das buscas terá acesso a 5,5 milhões de obras musicais em 35 países. Dentre os artistas, nomes como Lady Gaga e Rihanna figuram na lista que poderá ser utilizada pelo Google.

O acordo foi feito com a Armonia, aliança dos grupos de licenciamento que reúne Espanha, França e Itália. De acordo com a Associated Press, o negócio não tem precedentes e é o maior já realizado na história do gênero musical. E o Google também ganhou acesso a obras norte-americanas e britânicas da Universal Music, bem como obras latinas da Sony Music.

Catherine Kerr-Vignale, da Sacem (sigla em francês para sociedade de autores, compositores e editoras musicais) revelou à agência que os rivais do Google, como Apple e Amazon, possuem acordos independentes em cada país. Os royalties pagos pelo gigante das buscas ficarão alinhados com os que vêm sendo praticados pelas outras empresas.