Google fecha acordo com indústria musical europeia

Por Redação | 20 de Novembro de 2012 às 15h48

O Google fechou um acordo com representantes, editoras, artistas e compositores do mercado musical europeu. Com o novo negócio, o gigante das buscas terá acesso a 5,5 milhões de obras musicais em 35 países. Dentre os artistas, nomes como Lady Gaga e Rihanna figuram na lista que poderá ser utilizada pelo Google.

O acordo foi feito com a Armonia, aliança dos grupos de licenciamento que reúne Espanha, França e Itália. De acordo com a Associated Press, o negócio não tem precedentes e é o maior já realizado na história do gênero musical. E o Google também ganhou acesso a obras norte-americanas e britânicas da Universal Music, bem como obras latinas da Sony Music.

Catherine Kerr-Vignale, da Sacem (sigla em francês para sociedade de autores, compositores e editoras musicais) revelou à agência que os rivais do Google, como Apple e Amazon, possuem acordos independentes em cada país. Os royalties pagos pelo gigante das buscas ficarão alinhados com os que vêm sendo praticados pelas outras empresas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.