Google fará evento no dia 15 de setembro na Índia e deve falar do Android One

Por Redação | 01 de Setembro de 2014 às 15h17
photo_camera Divulgação

Setembro promete ser um mês de grandes anúncios no mundo da tecnologia. Além das empresas que participarão da IFA 2014, feira que começa nesta semana em Berlim, na Alemanha, a Motorola tem um evento marcado para esta quinta-feira (4) e a Apple na próxima terça-feira (9), quando, respectivamente, devem revelar as novas versões do Moto X e do iPhone.

Agora, um outro gigante acaba de confimar uma data também em setembro para divulgar novidades: o Google, que começou a enviar convites à imprensa para um evento que será realizado na Índia, no próximo dia 15. Segundo o site The Next Web, o convite não exibe muitas informações, apenas que "mais detalhes serão revelados perto da data do evento". Alguns quadrados coloridos aparecem à direita, e nada mais.

Embora não tenha informado sobre o que se trata o evento, a expectativa é que o Google faça o lançamento dos primeiros smartphones do programa Android One. A iniciativa foi anunciada em junho durante a conferência de abertura da Google I/O, mas poucas características foram comentadas – ainda mais por conta da chegada do Android L, que acabou ofuscando o projeto One.

Android One

Convite do Google para a imprensa marca evento para o di 15 de setembro (Foto: Divulgação)

O Android One tem como objetivo principal levar celulares inteligentes mais baratos para países em desenvolvimento. O grande diferencial do programa está na atualização do sistema operacional: em vez do usuário ter de esperar meses por um upgrade na plataforma, ou recebê-lo por conta de processos burocráticos das fabricantes, o aparelho será atualizado pelo próprio Google, e não pela marca que produziu aquele celular. Dessa forma, os consumidores terão garantia de que, ao comprarem um novo telefone, terão atualizações constantes e imediatas liberadas pelo Google.

A medida é semelhante ao que já acontece nos produtos da linha Nexus, considerados os melhores gadgets para quem procura por uma experiência mais limpa e "original" no Android. Isso porque muitas empresas, como Samsung e LG, oferecem interfaces próprias que na maioria das vezes confundem os usuários, dificultando a utilização de tablets e smartphones equipados com o robozinho verde. Além disso, algumas companhias demoram para liberar novas atualizações da plataforma.

Na época em que anunciou o Android One, Sundar Pichai, chefe de desenvolvimento do Android e do Chrome, disse que o Google não será responsável pela fabricação dos dispositivos do programa One. A empresa fechará parcerias com empresas atuantes em países emergentes e ficará encarregada apenas do software e suas devidas atualizações.

Os primeiros aparelhos do programa Android One serão lançados primeiro na Índia, o que justifica a especulação de que o anúncio do dia 15 de setembro diz respeito ao lançamento oficial desses produtos. Um deles será vendido pela operadora indiana MicroMax, e possui tela de 4,5 polegadas, rádio FM, entrada para microSD e suporte a dual-chip. Ele custa menos de US$ 100 e terá acesso à Google Play Store, com atualização automática para todos os aplicativos.

O evento do próximo dia 15 deve contar com a presença de Pichai. Não há informações se o Android One chegará ao Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.