Google estaria perto de inaugurar museu e não loja, dizem rumores

Por Redação | 14.03.2014 às 16:15

Quem é fã dos produtos Google como celulares Android e os Chromebooks, vive sonhando com a inauguração de uma loja da empresa, assim como a Apple e sua legião de Apple Stores. Contudo, ao que tudo indica, essa possibilidade é bem remota, pois a gigante de buscas estaria mais interessada em um museu.

Segundo o Business Insider, o Google estaria de olho em um imóvel em Nova York (EUA) de quase 750m², mas não para uma loja, e sim um espaço diferenciado, como um museu tecnológico, incluindo exbições permanentes e temporárias.

Em entrevista à Fortune, Sucharita Mulpuru, analista da consultoria de marketing da Forrester Research, diz acreditar que a loja seria algo "entre uma pop-up store, que é um concurso de markting, e uma experiência de marca, que serve para proporcionar um experiência ao vivo".

Local

De acordo com o Crain's New York Business, o espaço seria no SoHo, um dos bairros mais propícios para compras em Nova York e também onde há uma Apple Store.

Procurado pela Fortune, um agente da imobiliária Faith Hope Consolo afirmou que o Google estaria procurando por um imóvel há meses. Já o presidente do grupo de imóveis Douglas Elliman diz não estar envolvido no negócio, mas afirma que a companhia está focada na Greene Street, endereço no SoHo a apenas um bloco de distância da Apple Store.

Loja x Museu

Apesar dos rumores apontarem para um museu e não uma loja, vale lembrar que um espaço que vendesse produtos seria um grande passo para o Google, principalmente por atender à demanda daqueles que querem experimentar produtos antes de comprá-los. Além disso, como lembra a Fortune, ao criar uma loja conceito, o Google poderia se preocupar menos com as vendas e se concentrar com o engajamento em outros projetos, como o Google Glass ou o Google Fiber. Isso ainda sem contar os possíveis projetos que não foram confirmados, como relógios inteligentes.

Atualmente, os produtos da empresa são vendidos apenas por revendedoras ou na internet, na própria Google Play (neste caso, somente no exterior).

Por fim, a hipótese do museu ganha força ao passo que o Googleplex, a sede do Google em Mountain View (Califórnia), se torna cada vez mais um ponto turístico, seja por sua grandiosidade ou ainda suas famosas esculturas do Android espalhadas pelos jardins.