Google está trabalhando em redesign para o Chrome OS

Por Redação | 21.07.2014 às 12:36

Antes mesmo do Google vir a público e anunciar a Material Design na Google I/O 2014, já havia indícios de que a empresa estaria trabalhando não só numa nova interface visual para o Android, mas também para o Chrome OS. Essas suspeitas finalmente chegaram ao fim na última sexta-feira (18) quando François Beaufort compartilhou uma imagem de captura de tela daquilo que parece ser o chamado Project Athena de redesign do Chrome OS.

Beaufort ficou famoso por vazar várias informações sobre a empresa de Mountain View no passado e acabou sendo contratado por ela em 2013. Agora ele foi até o Google+ para divulgar aquela que parece ser a imagem dos primeiros rascunhos do Athena. Nela, é possível perceber que o sistema adota uma interface totalmente baseada em cartões, que podem ser amontoados um em cima do outro.

A nota interface traz consigo visual baseado em cards, como já vemos no Google Now e passaremos a ver com mais frequência no Android L. Escolha de cores desagradou, mas são grandes as chances delas serem alteradas até o sistema chegar para o público

A nova interface traz consigo visual baseado em cards, como já vemos no Google Now e passaremos a ver com mais frequência no Android L. Escolha de cores desagradou, mas são grandes as chances delas serem alteradas até o sistema chegar para o público (Imagem: Reprodução/François Beaufort)

Embora o visual pareça um pouco esquisito e talvez desagrade alguns pela escolha de cores estouradas, vale lembrar que o projeto está em fase inicial e que o Google provavelmente alterará muita coisa antes que ele chegue ao público. Além da imagem, nenhuma informação adicional foi fornecida sobre o redesign do sistema, mas há a expectativa que ele também seja otimizado para trabalhar melhor com monitores sensíveis ao toque e divisão de tela em dois ou mais monitores.

Para fechar, Beaufort deu uma dica para os que querem experimentar o sistema mesmo em sua fase inicial, na versão inacabada:

"Deem uma conferida no código fonte do Chromium e compilem o "athena_main" com o 'ninja -C out/Release athena_main' e você poderá conferir todo o desenvolvimento do sistema a partir de agora".