Google está desenvolvendo versão do Android voltada para realidade virtual

Por Redação | 10 de Março de 2015 às 08h23
Tudo sobre

Google

O Google está trabalhando em uma versão de realidade virtual para seu sistema móvel, o Android. Segundo o Wall Street Journal, a ideia da gigante das buscas é competir com as demais companhias, como Samsung, Microsoft e Facebook, que também estão investindo neste setor.

O Google formou uma equipe de engenheiros, liderada por Clay Bavor, que terá como objetivo desenvolver o software para integrar o sistema operacional a futuros dispositivos de realidade virtual, explica o jornal. Esta versão do Android será compatível com os sistemas operacionais de smartphones, tablets, além de significar uma ótima oportunidade para que os desenvolvedores ofereçam seus aplicativos. O WSJ indica que, provavelmente, o Google disponibilizará o sistema gratuitamente para os consumidores.

A realidade virtual tem sido encarada como a próxima grande tendência tecnológica e, por isso, o Google estaria bastante interessado em se antecipar ao Facebook, que investiu US$ 2 bilhões na compra do Oculus Rift. A rede social acredita que os headsets de realidade virtual irão permitir que pessoas conversem entre si, como se ambas estivessem no mesmo cômodo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Samsung também será uma grande concorrente do Google neste setor. Com o Gear VR, que tem previsão de lançamento para o final deste ano, a sul-coreana pretende conquistar seu espaço neste novo mercado. Outra empresa que apresentou sua solução de realidade virtual recentemente é a Microsoft. A empresa liderada por Satya Nadella anunciou em seu último evento o HoloLens, uma das mais avançadas plataformas de computação holográfica do mundo. Os óculos trazem hologramas em alta definição que podem sofrer interação do usuário. A expectativa é que o sistema do HoloLens esteja em estágio avançado de adaptação quando o Windows 10 chegar ao mercado.

Com tantas empresas investindo neste mercado, estamos quase certos de que em breve haverá diversos gadgets ligados a realidade virtual disponíveis para os consumidores em todo mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.