Google está desenvolvendo versão do Android voltada para realidade virtual

Por Redação | 10 de Março de 2015 às 08h23
Tudo sobre

Google

O Google está trabalhando em uma versão de realidade virtual para seu sistema móvel, o Android. Segundo o Wall Street Journal, a ideia da gigante das buscas é competir com as demais companhias, como Samsung, Microsoft e Facebook, que também estão investindo neste setor.

O Google formou uma equipe de engenheiros, liderada por Clay Bavor, que terá como objetivo desenvolver o software para integrar o sistema operacional a futuros dispositivos de realidade virtual, explica o jornal. Esta versão do Android será compatível com os sistemas operacionais de smartphones, tablets, além de significar uma ótima oportunidade para que os desenvolvedores ofereçam seus aplicativos. O WSJ indica que, provavelmente, o Google disponibilizará o sistema gratuitamente para os consumidores.

A realidade virtual tem sido encarada como a próxima grande tendência tecnológica e, por isso, o Google estaria bastante interessado em se antecipar ao Facebook, que investiu US$ 2 bilhões na compra do Oculus Rift. A rede social acredita que os headsets de realidade virtual irão permitir que pessoas conversem entre si, como se ambas estivessem no mesmo cômodo.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

A Samsung também será uma grande concorrente do Google neste setor. Com o Gear VR, que tem previsão de lançamento para o final deste ano, a sul-coreana pretende conquistar seu espaço neste novo mercado. Outra empresa que apresentou sua solução de realidade virtual recentemente é a Microsoft. A empresa liderada por Satya Nadella anunciou em seu último evento o HoloLens, uma das mais avançadas plataformas de computação holográfica do mundo. Os óculos trazem hologramas em alta definição que podem sofrer interação do usuário. A expectativa é que o sistema do HoloLens esteja em estágio avançado de adaptação quando o Windows 10 chegar ao mercado.

Com tantas empresas investindo neste mercado, estamos quase certos de que em breve haverá diversos gadgets ligados a realidade virtual disponíveis para os consumidores em todo mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.