Google está desenvolvendo tradutor de voz em tempo real para smartphones

Por Redação | 27.07.2013 às 15:21

O Google revelou seus planos para transformar celulares em "tradutores universais", permitindo que seus proprietários falem em uma língua enquanto a pessoa do outro lado ouve em seu idioma nativo.

O brasileiro e vice-presidente do Android, Hugo Barra, disse ao The Times britânico que o Google já está trabalhando nos protótipos de hardware para o projeto. O executivo disse ainda que o sistema pode funcionar de maneira "quase perfeita" entre algumas combinações de idiomas – ele citou como exemplo o Inglês e Português. A tecnologia tem sido acompanhada de perto pelos responsáveis do Google e todas as semanas são testadas novas versões para ver como a tecnologia está evoluindo.

A maior barreira, além da tradução em si, é o reconhecimento de voz. Em muitas palavras, o ruído de fundo interfere no software de tradução, afetando seus resultados. Mas Barra disse que o projeto funciona "perto de 100%" quando usado em "ambientes controlados". É claro que o recurso ainda não funciona em tempo real, mas como a funcionalidade ainda está a "vários anos de distância", ainda há tempo o suficiente para evoluir.