Google está desenvolvendo tecnologia que oferecerá internet de 10 Gbps até 2017

Por Redação | 14.02.2014 às 17:16

O Google parece não estar satisfeito com a velocidade de internet do seu serviço de banda larga, o Fiber. Segundo um executivo da companhia, ela está trabalhando numa nova tecnologia para levar velocidades de até 10 gigabits por segundo aos usuários.

O fato foi noticiado pelo USA Today e a revelação foi feita pelo presidente financeiro do Google, Patrick Pichette, durante uma conferência da Goldman Sachs. Nas palavras dele, essa "tecnologia representa a próxima geração da Internet" e é parte da "obsessão do Google por velocidade".

Atualmente o Google Fiber fornece velocidades de até 1 gigabit por segundo, algo considerado mais que suficiente para muita gente. Mas não para o Google. Para a empresa, a nova velocidade 10 vezes superior à atual ajudará empresas e pessoas a utilizarem o software como um serviço, acessando-o na nuvem. A ideia é que a execução dessas aplicações seja tão transparente quanto se estivessem sendo usadas no computador localmente.

"As coisas estão caminhando para isso. Pode ser que demore uns 10 anos para que cheguemos lá, mas o que nos impede de oferecermos daqui a 3 anos? É nisso que estamos trabalhando. Não há necessidade de esperar", afirmou Pichette.

Atualmente o Google Fiber só está disponível na cidade do Kansas, no Missouri, mas a empresa já confirmou que está levando o serviço até o Texas, à cidade de Austin. Questionado sobre quando o serviço estará disponível a um número maior de cidades, o executivo limitou-se a dizer "fiquem ligados".