Google e Skybox liberam imagens de satélite para causas humanitárias

Por Redação | 27 de Outubro de 2014 às 18h30
photo_camera Divulgação

Em junho deste ano, o Google adquiriu a Skybox Imaging, startup americana que vende imagens de satélite com alta resolução. Muito foi falado sobre qual seria o objetivo da empresa de Mountain View sobre a recente aquisição, uma vez que a companhia já possui um dos sitemas de mapas mais usados no mundo – sem contar o Google Earth.

Agora, a entidade revelou um projeto que se apoia na tecnologia da Skybox para ajudar organizações humanitárias e ecológicas sem fins lucartivos. Trata-se do Skybox for Good, uma iniciativa que vai fornecer fotos atualizadas de satélites para usuários e instituições com ideias que promovem a educação, protegem o meio ambiente ou que de alguma forma causam impacto positivo na humanidade.

Todo o conteúdo poderá ser visualizado pelo Google Maps, que irá disponibilizar fotografias com alto nível de detalhamento para entender o que está acontecendo em diversas regiões do planeta. O projeto faz parte do Google Earth Solidário, programa criado em 2007 que libera as ferramentas de mapeamento do Google para ajudar organizações sem fins lucrativos cujo trabalho é destinado para um bem comum e público.

Entre os exemplos citados pela empresa estão pesquisas sobre os efeitos da mudança climática no mundo e o auxílio a campos de refugiados na África e no Oriente Médio, além de outras metas. "Obtivemos algumas imagens da aldeia de Nagarkovil, no Norte do Sri Lanka. A [organização] The Halo Trust fez a desminagem terrestre nesta área e usou imagens atualizadas para ajudar a verificar que as pessoas estão começando a voltar [para aquela área], construindo 84 casas e cultivando 40 hectares de terreno", escreveu Julian Mann, cofundador da Skybox, no blog oficial da companhia.

Outra entidade comentada pelo executivo é a Appalachian Voices, uma ONG ambientalista que está medindo o avanço da mineração de carvão na Virgínia Ocidental, na cordilheira dos Apalaches, que atravessa várias regiões dos Estados Unidos.

Por enquanto, o Skybox for Good está em fase beta com um grupo seleto de instituições parceiras. As imagens captadas pela startup estão sendo publicadas no Google Maps Engine sob licença Creative Commons, o que possibilita que qualquer pessoa no mundo possa usá-las gratuitamente para ajudar no trabalho dessas organizações. As fotos estão disponíveis em formato TIF e podem ser acessadas neste link.

Sobre a Skybox

Fundada em 2009, a Skybox é responsável pelo desenvolvimento e lançamento de satélites de pequeno porte, e se tornou especialista na gravação de locais e paisagens ao redor do globo em fotos e vídeos de alta resolução. Os equipamentos usados pela empresa fornecem análises detalhadas sobre como as paisagens mudam com o tempo para fornecer dados mais corporativos, como monitoramento agrícola (para identificar pragas) e atualizações sobre armazenamento de petróleo.

Na época em que adquiriu a startup por US$ 500 milhões, o Google afirmou que "os satélites da Skybox vão ajudar a manter o Google Maps atualizado", e que, em longo prazo, "a equipe da Skybox e sua tecnologia poderá ajudar na melhoria do acesso à internet e no socorro em desastres – áreas em que o Google tem interesse". Já a Skybox disse que compartilha a mesma visão de negócio da gigante das buscas, que é tornar a informação acessível e útil para todos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.