Google e NSA se encontraram para discutir segurança virtual

Por Redação | 06 de Maio de 2014 às 18h07
photo_camera shutterstock

Emails obtidos pela rede de televisão Al Jazeera revelaram que executivos de cargos-chave do Google se encontraram pelo menos duas vezes com o diretor da NSA, Keith Alexander, para discutir assuntos de segurança digital. O segundo encontro aconteceu em junho de 2012, no estado americano da Califórnia, em um “local seguro”.

O encontro faz parte de uma iniciativa chamada de ESF (Enduring Security Framework), que tem como objetivo coordenar ações governamentais com empresas do setor privado para a identificação de potenciais ameaças à segurança nacional. A reunião de Alexander com os diretores do Google fez parte de um trabalho focado ao mundo mobile e teve caráter secreto.

A primeira conversa ocorreu em janeiro de 2012 e contou com a presença de Sergey Brin, um dos fundadores do Google. Meses depois, Alexander volta a entrar em contato com a empresa para marcar uma segunda reunião e convida também Eric Schmidt, CEO da companhia. A data marcada originalmente, porém, não pôde ser atendida por ele, que ficou à disposição da NSA para um segundo encontro.

Entre os assuntos que seriam discutidos estão ameaças e potenciais brechas encontradas pela NSA nos sistemas da empresa, bem como discussões relacionadas ao apoio do Google às operações do órgão de segurança. Outras empresas, como Dell, Microsoft, Apple e IBM também são citadas como participantes do ESF.

As mensagens em si não demonstram o envolvimento dos executivos em qualquer esforço de espionagem. Ainda assim, contrastam com as declarações do Google pouco após a detonação do escândalo de vigilância ostensiva praticado pela NSA, revelado no ano passado por Edward Snowden. Na época, a companhia criticou duramente a agência de segurança por seus atos e se disse ultrajada pelo acesso indevido a seus servidores e informações de usuários.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.