Google e Johnson & Johnson trabalham em projeto de cirurgia assistida robotizada

Por Redação | 27 de Março de 2015 às 15h44

Em mais um passo em favor da medicina, o Google anunciou um projeto em parceria com a Johnson & Johnson para o desenvolvimento de uma plataforma cirúrgica assistida robotizada, além de novas capacidades e ferramentas robóticas.

Nas operações com estes robôs, o cirurgião trabalha com as máquinas como se fosse um piloto, mas em frente a uma tela de computador. As duas empresas, então, vão descobrir novas maneiras de incrementar imagens e sensores avançados nas ferramentas cirúrgicas.

A parceria surgiu com a divisão de ciências dos laboratórios do Google X, uma unidade da companhia que já vem trabalhando em outros projetos. Para a Johnson & Johnson, a novidade é um tipo de cirurgia mininamente invasiva, pois os cirurgiões conseguem ter mais controle, acesso e precisão, beneficiando os pacientes e minimizando possíveis traumas e cicatrizes.

Andy Conrad, líder da equipe de ciências biológicas do Google, diz que estão ansiosos para começar a explorar softwares inteligentes que podem ajudar os cirurgiões com as informações que eles precisam durante as operações.

"Essa colaboração com o Google é outro passo importante em nosso compromisso no avanço de cuidados cirúrgicos", afirma o presidente global da New Brunswick, grupo de cirurgias da Johnson & Johnson, Garry Pruden.

Fontes: The Verge e Info Money

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.