Google deve sofrer auditoria fiscal na França para esclarecer caso de sonegação

Por Redação | 20 de Novembro de 2012 às 18h31

O Google vai passar por mais uma auditoria fiscal para checar se a gigante das buscas não está tentando sonegar impostos. A França acusa a companhia de cobrar pelos anúncios franceses através de sua filial que fica na Irlanda. Utilizando essa manobra, ela paga menos impostos.

Segundo a Reuters, Jerome Cahuzac, o ministro de orçamentos francês, disse que a empresa foi convidada a regularizar seus assuntos fiscais de maneira amigável, mas caso isso não aconteça a situação será levada aos tribunais.

Os especialistas fiscais envolvidos no caso explicam que a chave para provar que o Google realmente deve pagar mais impostos na França é mostrar que o trabalho desenvolvido pela equipe da empresa no país é suficiente para que uma quantia maior de lucros e receitas seja declarada na própria França.

Ainda segundo a Reuters, o Google negou o recebimento de tal notificação das autoridades francesas. "O Google está em conformidade com a legislação fiscal em todos os países onde atua", disse um porta-voz em um comunicado enviado por email.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.