Google descarta fim da linha Nexus

Por Redação | 27 de Junho de 2014 às 17h02

Desde que a LG anunciou que não deve produzir o próximo aparelho da linha Nexus, muito se especula sobre a possibilidade do Google descontinuar a série para criar uma nova família de produtos com o sistema operacional Android. O chefe de engenharia do Google, Dave Burke, negou que isso vá acontecer.

Os boatos começaram quando a empresa demonstrou interesse em criar a linha Android Silver. O Google, que não confirma oficialmente esses rumores, estaria de olho em diferentes tipos de aparelhos de ponta rodando versões mais puras e aprimoradas do Android. As fabricantes poderiam, assim, ter um sistema operacional mais eficiente em troca da divisão de custos dos dispositivos.

"As pessoas estão falando sobre o Nexus porque há 'uma outra coisa' eles acham que isso significa o fim do Nexus. É uma conclusão completamente equivocada", disse Burke.

Segundo Burke, a descontinuação do Nexus é muito improvável porque os aparelhos servem como referência para cada geração do Android. Enquanto uma equipe fica concentrada nas versões de código aberto do sistema operacional, outra trabalha para aprimorar sua versão mais pura.

"Estamos trabalhando em duas frentes. Estamos construindo os dispositivos Nexus e também o código aberto. Não há como construir o código aberto sem um telefone ou um tablet. Você tem que viver e respirar o código que está desenvolvendo", comentou.

A conclusão que se tira, então, é que a empresa está investindo tanto no Android Silver quanto no Nexus. "Não há como abandonar (o Nexus), isso não faria sentido." A entrevista de Burke foi concedida ao Read Write.

Fonte: http://readwrite.com/2014/06/26/google-nexus-android-silver#awesm=~oIp7Bw5gP0yFRb

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.