Google cria ferramenta para acompanhar desmatamentos em 'tempo quase real'

Por Redação | 24.02.2014 às 07:45

O Google e organizações voltadas à preservação de florestas ao redor do mundo, como o World Resources Institute, uniram forças para lançar uma nova ferramenta chamada Global Forest Watch, que permite que qualquer um possa ver, em tempo real, o desmatamento florestal em todo planeta. De acordo com informações do LA Times, também é possível visualizar uma linha do tempo que traça o avanço contra as florestas desde o ano 2000.

Além dos desmatamentos históricos, o sistema mostra inúmeros recursos analíticos. Os internautas podem, por exemplo, personalizar o período de tempo que desejam analisar. Também é possível se concentrar em localizações geográficas específicas desenhando linhas em um mapa. A característica mais valiosa da Global Forest Watch, de acordo com os desenvolvedores, é que ela pode ser atualizada com novas informações a cada mês e, dessa forma, contribuir para detecção de “mudanças na cobertura florestal em tempo quase real”.

“Agora que temos a capacidade de investigar as florestas, uma série de histórias estão começando a surgir”, disse o Google, num post sobre o assunto. A ferramenta pode mudar a maneira como as florestas são geridas, de acordo com Andrew Steer, presidente e executivo-chefe do Instituto de Recursos Mundiais, em comunicado. O Global Forest Watch é alimentado com informações de 40 organizações, bem como Google Map Engine e o Google Earth Engine.