Google cria "Máquina do Tempo" no Street View

Por Redação | 28 de Abril de 2014 às 17h00

Há três anos, um terremoto de magnitude 9.0 na escala Richter devastou a costa do Japão e moveu toda a ilha em 20 centímetros, afetando até o eixo principal da Terra. O desastre foi responsável por milhares de mortes e um cenário de muita destruição nas cidades. Posteriormente, o Google decidiu preservar as imagens captadas via satélite a fim de manter a memória do que existia antes da tragédia, incluindo a visão do Street View, como uma cápsula do tempo.

Para isto, a gigante criou um site chamado Memórias para o Futuro que permite os usuários acessem imagens de antes e depois de determinadas áreas afetadas pelo desastre. A iniciativa pode ser considerada um tanto inusitada, dado o padrão do Google de atualização rápida e a substituição do velho pelo novo.

Com essa ferramenta, o Google permite voltar a 2006 e conferir as imagens do Street View da época. Em muitos pontos é possível ver os rastros do terremotos.

Disponível para a versão web do Maps, a viagem no tempo só acontece quando acionada. Se a imagem visualizada tiver a foto antiga, uma ampulheta deverá aparecer junto de uma barra na parte superior esquerda da tela, mostrando o mês e o ano.

No entanto, o que se vê pode ser mais do que simples imagens antigas. É possível ver os meses e anos se passando e como a paisagem mudou tão repentinamente depois do desastre e a sua reconstrução. Ou seja, a adaptabilidade do ser humano está sendo retratada e disponibilizada de uma forma totalmente nova.

A opção de viajar no tempo era uma função há muito requisitada pelos usuários, porém com motivações um pouco mais simples do que esta, como poder rever e preservar a imagem de um bairro ou casa que tinha ficado na memória.

As imagens são selecionadas a partir de um algoritmo desenvolvido especificamente para que os melhores registros sejam selecionados entre todos os que são feitos mensalmente, evitando falhas de foco por movimento ou fotos em dias com más condições climáticas.

A nova função ainda viabilizará outras possibilidades para os usuários. A variação de imagens permitirá que uma mesma paisagem seja visualizada em diferentes circunstâncias, por exemplo. Dessa forma, a "Máquina do Tempo" vai permitir que alguém visualize seu destino de férias em épocas do ano variadas, com diferentes condições climáticas e outras intervenções ao longo do tempo.

Google Time Machine
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.