Google completa 15 anos e fica mais esperto com algoritmo "Hummingbird"

Por Redação | 27 de Setembro de 2013 às 14h06

O Google está completando 15 anos de existência, desde que Larry Page e Sergey Brin se estabeleceram na garagem de Susan Wojcicki, agora executiva sênior da empresa, em 1998. Além de mais velho, o motor de busca da companhia está ficando também mais esperto.

"Lembram de como era a busca em 1998? Você sentava e ligava um computador enorme, discava com um modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras. Parecia mágica (e era bem bem mais rápido que catálogos ou fichas)", escreveu Amit Singhal, SVP do Google em um blog oficial da empresa.

Realmente, muita coisa mudou de lá pra cá. As pessoas fazem mais buscas a cada dia, cada vez mais complexas. Por isso, não é exatamente uma surpresa que o foco da empresa agora esteja em entender melhor a complexidade desses termos. Não buscamos mais apenas por palavras-chave, e sim por termos ou perguntas.

Google Search

Hummingbird

Exatamente por isso, o algoritmo do Google foi substituído há cerca de um mês, conforme revelou a empresa só agora. O codinome do algoritmo é Hummingbird (beija-flor), e ele traz uma mudança bem profunda no Google Search, esforçando-se para compreender o contexto, a relevância e o significado daquilo que perguntamos ao Google. Em teoria, o Hummingbird deve oferecer resultados bem mais precisos para o que buscamos.

Knowledge Graph

O Hummingbird não é a única novidade do serviço. O Knowledge Graph também está crescendo e ficando mais inteligente. A ideia é adicionar mais possibilidades na busca. Por exemplo, ao digitar "Diga-me um artista importante do impressionismo", o Google vai mostrar ao usuário um esquema para observar diferentes tipos de impressionismo. Clicando em "Cubismo", é possível ver um pouco mais sobre Picasso.

Também será possível fazer comparações, como "Compare azeite de oliva com manteiga", para encontrar informações nutricionais sobre os dois alimentos, ou ainda "Compare Júpiter com Saturno" para ver dados dos dois planetas. As possibilidades são inúmeras.

Isso está sendo adicionado ao app Google Search, que vai ser atualizado tanto no Android quanto no iOS. Notificações push serão a novidade no iOS, e é algo que muitas pessoas pediam. Isso significa que será possível definir lembretes. “Lembre-me de comprar fraldas quando sair de casa”, e ele vai lembrar. É bem conveniente.

Google Search

Novidades no Android e iOS

Por fim, o Google está adicionando algumas funções no app do Google Search para Android e iOS. Uma das que vinham sendo mais pedidas é a possibilidade de adicionar lembretes que fossem sincronizados entre dispositivos.

Isso significa que você poderá falar para o app: "Lembre-me de comprar manteiga quando estiver na rua", e ele vai lembrar assim que você sair de casa. E essas informações serão sincronizadas entre seus dispositivos, que serão as notas por notificações push.

Some tudo isso, e você tem um ótimo pacote de novidades para comemorar os 15 anos do Google.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!