GMail passa a apresentar anúncios que se confundem com os próprios e-mails

Por Redação | 22 de Julho de 2013 às 17h35

O Google resolveu adotar um novo método para ganhar dinheiro com seu serviço de e-mail gratuito. O gigante da web começou a colocar anúncios na caixa de entrada de alguns usuários do Gmail, mais precisamente na aba "Promoções".

A empresa já mostrava anúncios ao lado das mensagens recebidas no Gmail, mas os novos anúncios agora aparecem no formato de e-mails encaminhados para o usuário. De acordo com informações do CNET, algumas pessoas começaram a notar a novidade na semana passada.

Os anúncios em formato de e-mail aparecem apenas na aba "Promoções" da nova interface do Gmail, são marcados com um fundo amarelo e rotulados como "Ad" ("Anúncio") – semelhante à forma como o Google trata os anúncios patrocinados que aparecem no topo da lista do seu motor de busca ou ao lado dos resultados de pesquisa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Anúncio caixa de entrada do Gmail

Imagem: Reprodução / Geek Operating System

Alex Chitu, do blog Google Operating System, opinou sobre o assunto dizendo que "as guias da caixa de entrada devem incluir apenas as mensagens, não anúncios disfarçados de e-mail".

Já o Google descreveu o novo sistema da seguinte maneira: "Em vez de anúncios aparecerem sempre no topo da sua caixa de entrada, eles foram repelidos para um lugar mais apropriado na categoria Promoções. Além disso, nós levantamos a qualidade desses anúncios e não vamos mostrar um anúncio a menos que ele seja relevante. Você também pode destituir os anúncios que você vê na sua aba de Promoções, clicando no botão 'X' no lado direito."

Outra maneira é desabilitar a aba "Promoções" do Gmail. Veja como fazer isso aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.