Google apresenta novos formatos de publicidade mobile

Por Redação | 30.09.2014 às 10:55

O Google está expandindo seu portfólio de publicidade mobile a partir de suas diversas plataformas de anúncios. As novidades que entram em funcionamento nos próximos meses prometem aumentar a visibilidade das propagandas, além de aplicá-las de forma mais aproximada de suas versões para computador, muitas vezes deixando de exigir que o anunciante tenha que criar versões específicas para celulares e tablets.

Os novos formatos incluem vídeos com reprodução automática, anúncios “fixos” que ficam sempre presentes na tela durante a rolagem e até mesmo versões capazes de tomar conta do display inteiro quando selecionados. As funcionalidades serão adicionadas inicialmente às redes AdMob, DoubleClick e Display Network e podem ser expandidas no futuro.

Alguns destes modelos, inclusive, já estavam sendo testados e, agora, partem para uma aplicação mais global. É o caso, por exemplo, das propagandas em vídeo, que já estavam disponíveis para desenvolvedores de jogos móveis e, agora, passam a ser opção para outros segmentos de mercado.

Todas as novidades estarão disponíveis tanto para sites acessados por celulares e tablets quanto no interior de aplicativos que utilizam os sistemas de publicidade. Além disso, o Google está unificando ainda mais essas duas alternativas, trazendo os anúncios “estilo magazine” também para os softwares e permitindo que eles exibam propagandas nas laterais em diversos formatos e tamanhos diferentes.

A ideia, como sempre, é tornar a publicidade online mais relevante e integrada ao conteúdo, aumentando as visualizações e engajamento. Mais do que isso, o Google quer mais e mais espaço no lucrativo segmento mobile, acompanhando o movimento dos usuários em busca de soluções cada vez mais destacadas dos computadores. As vendas desse tipo de equipamento vêm caindo, enquanto as comercializações de celulares e tablets só crescem. E isso, é claro, está causando mudanças no mercado publicitário.

Mais anúncios do tipo devem ser feitos ainda nesta semana, não apenas pelo Google, mas também por outras empresas. É que começou, em Nova Iorque, a Advertising Week, um evento anual que reúne grandes companhias do mundo da publicidade e que cujo foco é anunciantes, interessados em conhecer as novas tendências de mercado e as melhores alternativas para aumentar as vendas de seus produtos e serviços.