Google apresenta primeiros aplicativos para o Glass

Por Redação | 13.03.2013 às 13:06

Depois de apresentar um projeto experimental de um tênis equipado com Android capaz de 'falar', o Google apresentou nesta terça-feira (12) na conferência SXSW (South by Southwest) em Austin, Texas, os primeiros aplicativos para os seus óculos inteligentes, o Google Glass, que deverão ser lançados até o final deste ano.

A empresa demonstrou alguns aplicativos para o acessório como o do jornal The New York Times, Evernote, Skitch, Path e claro, aplicações dos produtos da própria empresa como Google+ e o Gmail. O Glass, quando chegar ao mercado, permitirá que os usuários acessem todos os seus recursos com comandos de voz, algo que já foi mostrado pela empresa em um vídeo promocional. Com isso, os usuários poderão ler notícias, publicar comentários nas redes sociais, tirar fotos, postar imagens e vídeos, tudo isso com poucos comandos.

Com o aplicativo do Times, os usuários poderão acessar os artigos como se fossem imagens em seu campo de visão e uma das funções permite que o Google Glass leia as notícias para os usuários - a empresa também está trabalhando em uma ferramenta de atualização constante das notícias no aplicativo, com notificações sobre as novidades aparecendo para o usuário.

O aplicativo do Gmail permitirá que os usuários respondam e-mails e enviem mensagens instantâneas para os seus contatos com comandos de voz, ou seja, ditando ao Glass os textos que gostariam de enviar. Já o Evernote e o Skitch terão capacidade para o compartilhamento de imagens capturadas com a câmera do Glass, e a aplicação de redes sociais Path também permitirá que os usuários adicionem emoticons e comentários às publicações dos seus amigos nas redes.

No começo desta semana, novos rumores afirmaram que o Google Glass será capaz de identificar pessoas em meio a uma multidão com base em suas roupas. E recentemente, a empresa afirmou que o número de pedidos do Glass no período de pré-venda aumentou, com o acessório disponível por US$ 1.500 (cerca de R$ 3 mil).

Confira abaixo um vídeo da apresentação, em inglês, dos aplicativos do Google Glass: