'O fim das buscas como as conhecemos': veja novidade para Chrome e Chrome OS

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 16h45

Entre o turbilhão de novidades apresentadas pelo Google em sua conferência para desenvolvedores, a Google I/O, nesta quarta-feira (15), está uma nova ferramenta que promete mudar novamente a forma como buscamos informações na web. Apelidada de uma "não-interface" de busca, o sistema funcionará em computadores com o sistema operacional Chrome, assim como em tablets e smartphones Android e iOS. Qualquer analogia com os comandos de voz dados aos computadores de Star Trek NÃO é mera coincidência (e sim, isso foi falado na Google I/O).

Para realizar uma pesquisa, basta utilizar a versão mais recente do Google Search e falar a hotword "Ok, Google" antes de fazer sua pergunta para o assistente. Sem a necessidade de apertar nenhum botão, a ferramenta usará um algoritmo de reconhecimento de voz semelhante ao da ferramenta Siri, assistente de voz da Apple, para responder à pergunta, também em voz alta.

Google Search

A busca como você nunca viu: Google promete revolucionar as pesquisas na Web (Foto: Engadget)

O sistema é capaz de trazer respostas personalizadas aos usuários, antecipando inclusive as próximas perguntas que poderiam ser feitas sobre o tema. Assim como outras ferramentas, a tendência é que a busca sem botão passe a funcionar melhor conforme mais dados sejam enviados a ela. É possível, inclusive, realizar uma "conversa" com a ferramenta, fazendo perguntas e obtendo respostas em sequência.

Durante a apresentação na Google I/O, foi mostrado que a busca é capaz, por exemplo, de agendar um voo e, em seguida, informar ao usuário qual o seu horário de saída. Também é possível enviar e-mails e até buscar por imagens de um local específico. Por exemplo: se você estiver muito ocupado, pode dizer: "Ok, Google: mande um e-mail para o João Batista e diga que a reunião foi cancelada". Ou "Ok, Google: mostre-me restaurantes japoneses interessantes na Vila Madalena".

Ainda não há data confirmada, mas o lançamento da ferramenta deve acontecer "em breve".

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.