Google aperfeiçoa resultados de buscas com Trechos Estruturados

Por Redação | 25.09.2014 às 15:08

O recurso Gráfico de Conhecimento, aquele que já exibe uma prévia com fotos no canto direito da tela de busca, foi disponibilizado pelo Google em maio de 2012 e vem ganhando mais atrativos. A ideia é ser mais útil do que apenas aglomerar informações básicas com curiosidades. Agora, devido ao recurso Trechos Estruturados, é possível obter resultados de busca mais relevantes ao contexto.

Segundo o Engadget, a gigante agora avalia o contexto da pesquisa de forma mais precisa e ampla, também com abrangência maior de línguas, inclusive com links mais adequados. Os chamados Trechos Estrutrados (Structured Snipets) encontram em páginas relevantes à busca detalhes que antes ficavam de fora, como no exemplo abaixo. Além dos dados que vinham no Gráfico de Conhecimento, o Google também adiciona informações que frequentemente estão associadas a esses dados.

Structured Snipets

Funciona assim: o Google, numa parceria entre o Google Research e a equipe da Web Search, vem trabalhando em dados que nem sempre aparecem nas pesquisas atuais. Para que essas informações sejam atreladas ao conteúdo encontrado, é necessário a compreensão e distinção que as máquinas ainda não conseguem realizar sozinhas.

A tarefa do grupo tem sido, com os Trechos Estruturados — que seriam uma espécie de "dados inteligentes" —, tornar essa busca parecida com a compreensão humana, fazendo ligações mais complexas que existem entre esses assuntos e informações relevantes à pesquisa.

O Google já adiantou que esse novo mecanismo no Gráfico de Conhecimento ainda está em seus primeiros dias e a previsão é de que, com o tempo e a experiência, a qualidade dessas prévias ofereçam mais conteúdo dinâmico.

Fonte: http://www.engadget.com/2014/09/23/google-search-structured-snippets/?ncid=rss_truncated