Google anuncia que irá usar energia eólica em seu data center em Oklahoma, EUA

Por Redação | 26 de Setembro de 2012 às 21h00
photo_camera Info Escola

O Google anunciou nesta quarta-feira (26) que passará a usar energia eólica no seu data center localizado em Oklahoma, Estados Unidos. A empresa também anunciou a parceria com a Grand River Dam Authority, que será a responsável por fazer a transição da fonte de energia do seu centro.

"Nós assinamos nosso compromisso com a neutralidade de carbono em 2007, e desde então temos trabalhado para encontrar maneiras de alimentar nossas operações com fontes de energia renováveis. Em nosso mais recente passo nessa direção, assinamos um acordo com a Grand River Dam Authority (GRDA) para o fornecimento de energia verde para o nosso centro de dados em Oklahoma, com 48 megawatts de energia eólica do projeto canadense Hills Wind em Oklahoma, que espera ser iniciado ainda este ano", afirmou a empresa em seu blog oficial.

Mesmo com a assinatura de acordos no passado, esta é a primeira vez que o Google irá levar o projeto de energia renovável a partir de um provedor de utilidade, afirmou a CNET.

O Greenpeace, uma das principais organizações em prol do meio ambiente, afirmou que a decisão do Google envia uma mensagem para as outras empresas de tecnologia que o 'verde' é o próximo caminho que deve ser percorrido. Além disso, os representantes da organização afirmaram que a medida mostra que a energia renovável não é só algo possível, mas também um negócio inteligente para a economia do século XXI.

Atualmente, o data center de Oklahoma é alimentado por um 'mix de redes locais', com 50% da energia vinda da queima do carvão.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.