Google anuncia a fusão de suas operações na Europa

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2015 às 13h21
photo_camera Divulgação

O Google está reformulando seus negócios na Europa para encarar os desafios provenientes da crescente pressão regulatória da região, onde políticos e concorrentes estão colocando a gigante da web contra a parede para tentar conter seu poder no mercado.

Depois de um ano recheado de contratempos em Bruxelas, Berlim e outros locais, a empresa norte-americana resolveu unificar seus dois braços europeus que, até então, eram divididos em grupos geográficos – um para a Europa do Norte e Central, e outro para a Europa Oriental e do Sul.

De acordo com informações do Financial Times, a unificação ficará sob o comando de um único executivo, Matt Brittin, que já dirigiu a operação da Europa do Norte e Central. Ele ocupará o cargo de presidente de negócios e operações da EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

As atividades do Google tornaram-se o foco de uma reação contra a presença de grupos do Vale do Silício na Europa, incentivada por preocupações com a vigilância da internet exercida pelos Estados Unidos, pela evasão fiscal e pelo domínio comercial dessas companhias.

A principal ameaça vem de Bruxelas, onde a Comissão Europeia reabriu uma investigação antitruste contra o motor de buscas do Google. O caso já é antigo, e essa reabertura pode segurar a companhia em um processo judicial que levaria anos para se desenrolar. Além disso, a empresa também enfrenta a pressão governamental sobre as suas atividades em vários países, incluindo o Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Rússia.

Agora, o Google pretende anunciar nova iniciativas destinadas a conquistar os céticos da Europa. O novo presidente de negócios e operações da EMEA disse que a empresa irá treinar mais de 1 milhão de europeus em "competências digitais" ao longo dos próximos dois anos. O Google também promete apoiar os planos para criação de um "mercado digital único".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.