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Google anuncia Impact Challenge no Brasil, competição que dará R$ 4 mi a ONGs

Por| 10 de Fevereiro de 2014 às 15h54

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Google anuncia Impact Challenge no Brasil, competição que dará R$ 4 mi a ONGs
Google anuncia Impact Challenge no Brasil, competição que dará R$ 4 mi a ONGs
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O Google anunciou, nesta segunda-feira (10) a chegada do Impact Challenge no Brasil, competição que dará R$ 1 milhão a ONGs brasileiras que criarem projetos tecnológicos para solucionarem problemas sociais do país. O anúncio foi feito em São Paulo, no escritório do Google e foi apresentado por Fabio Coelho, diretor-geral do Google Brasil, Jacquelline Fuller, diretora do Google.org e também Vivianne Sena, fundadora e presidente do Instituto Ayrton Senna.

O Impact Challenge, que no Brasil recebe o nome de "Desafio de Impacto Social", já foi realizado antes no Reino Unido e na Índia, ambos os eventos no ano passado. Na edição indiana, um dos projetos de destaque foi a SANA, tecnologia que levava água filtrada a comunidades distantes por meio de painéis solares.

Aqui, a competição vai selecionar quatro vencedores, sendo três por meio da bancada de jurados e o último por votação pública. O painel de juízes será formado por MV Bill, Josué Gomes da Silva, Luciano Huck, Jacquelline Fuller e também por Viviane Senna. Além disso, os funcionários do Google também ajudarão a escolher os finalistas por meio de uma checagem rigorosa de dados.

De acordo com Fabio Coelho, o desafio tem como objetivo não só "mostrar o poder das ONGs e da tecnologia para resolver problemas", mas também ajudar no desenvolvimento do Brasil. "Independente da filantropia, temos a missão de fazer um país melhor", afirmou durante o evento.

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Fabio Coelho, diretor-geral do Google, durante o evento (Stephanie Hering/Canaltech)

Já para Viviane Senna, o Impact Challenge ressuscita a discussão do papel do cidadão nas mudanças de seu país e do mundo, pois "pagar impostos não é suficiente". "Aqui no Brasil nós temos uma tradição cultural de entender que tudo que é público é governamental. (...) Mas na verdade, questões públicas, como comunicação, saúde, ou qualquer outra, como a palavra diz, são públicas, isto é, de todos nós. Público não é igual a governamental", disse. Sendo assim, a empreendedora social acredita que o esforço público deve ser entendido como a junção do governo, de empresas privadas e do restante da população.

Dinâmica da competição

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Segundo Flávia Simon, diretora de marketing do Google Brasil, os critérios de seleção são a validade do projeto e sua possibilidade de implementação, a equipe e, por último, a inovação e impacto social que a proposta representa, sendo que este último serve ainda como critério de desempate.

As inscrições vão até dia 12 de março e deverão ser feitas somente pelo endereço g.co/desafiobrasil. No dia 29 de abril, 10 projetos finalistas serão divulgados no site e poderão ser votados de 30 de abril a 7 de maio. No dia 8 de maio, os vencedores serão anunciados. Para participar, é preciso ter cadastro formal de ONG no CNPJ.

Para aqueles que não são fãs do Google, uma boa notícia: os projetos não precisam apresentar necessariamente a tecnologia da empresa. Além disso, a proposta pode ser antiga e até mesmo ter sido apresentada em alguma competição anterior, desde que não tenha sido a vencedora.

Por fim, os vencedores receberão o prêmio de R$ 1 milhão (cada) em um depósito único, que deverá ser aplicado somente em gastos do projeto. Após aprovados, os projetos terão prazo de 1 a 3 anos para serem implementados, sendo que receberão acompanhamento constante até sua finalização.

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A filantropia do Google em números

Em apresentação feita via Google Hangouts, a presidente do Google.org, Jacquelline Fuller, trouxe ainda alguns dados sobre o "braço filantrópico" do Google. De acordo com Fuller, a gigante da tecnologia distribui US$ 100 milhões por ano em financiamentos no mundo tudo, além de US$ 1 bilhão em anúncios, aplicativos e produtos grátis.

No caso do Impact Challenge, espera-se que o número de inscrições ultrapasse o da edição indiana, que recebeu mais de mil projetos. Além disso, as edições do Reino Unido e Índia somaram, juntas, mais de 2 milhões de visitas nos sites e mais de 800 mil votos.