Google alerta usuários do Firefox para que usem sua busca como padrão

Por Redação | 13 de Março de 2015 às 11h07

O Google está determinado a reconquistar os usuários do Firefox que estão utilizando a busca do Yahoo! como padrão no navegador. Isso se deve ao fato de recentemente a Mozilla fechar um acordo com o Yahoo! para substituir o Google como buscador padrão. Pelo que parece, usuários do navegador da Mozilla estão recebendo uma mensagem solicitando que tornem o Google o seu mecanismo de pesquisa padrão. Quem percebeu foi o pessoal do VentureBeat.

No entanto, essa mensagem só é exibida na página do Google, o que não a torna muito relevante, visto que o usuário já estaria inclinado a fazer buscas utilizando o Google já que acessou o site. O alerta em tom de pedido é exibido no topo dos resultados da busca no site, não deixando nem os mais distraídos alheios à coisa.

Google

A ação do Google mostra a preocupação da companhia em perder espaço neste mercado. Nos Estados Unidos, o buscador já representa menos de 75% do mercado, pior índice em cinco anos. Mesmo com bastante mercado, o buscador é tido pela empresa como uma das principais fontes de renda devido a sua integração com o Google Adsense, que permite aos anunciantes inserirem anúncios em buscas segmentadas.

No mês passado, a empresa havia tornado o Google Play indisponível através do Firefox para Android, embora a companhia tenha afirmado que isso aconteceu devido a um bug de sistema.

Mesmo com a facilidade de alterar o provedor de pesquisa padrão no Firefox, o Google está preocupado com o número de usuários que estão utilizando o Yahoo!. Neste caso, a empresa disponibilizará o alerta em sua página para tentar reconquistar os usuários novamente.

Até o momento, o Google não emitiu nenhum comunicado a respeito da mensagem em seu buscador.

Fonte: http://venturebeat.com/2015/03/13/google-really-really-wants-firefox-users-to-switch-back-to-google-search/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.