Google agora pode exibir suas informações pessoais em anúncios comerciais

Por Redação | 12 de Novembro de 2013 às 12h36
photo_camera Divulgação

Os novos termos de serviço do Google entraram em vigor nesta segunda-feira (11). Entre as principais novidades está uma decisão que tem causado desconforto em muitos usuários: a partir de agora, a gigante das buscas pode utilizar informações pessoais (como fotos e vídeos) dos internautas em anúncios, propagandas e produtos da própria companhia.

A mudança havia sido anunciada em outubro e tem o objetivo de direcionar campanhas comerciais apenas para aqueles com quem você já está acostumado a compartilhar conteúdos. De acordo com o Wall Street Journal, a mecânica funciona da seguinte maneira: quando alguém destaca ou recomenda algum link em qualquer site do Google, como a Busca, o Maps ou a loja de aplicativos Play, o seu nome e a sua imagem de perfil podem aparecer na linha do tempo do Google+ de outros usuários. Vale notar que esses dados só são exibidos para as pessoas que você mesmo autoriza.

Há também o chamado "endosso compartilhado", que exibe a sua foto em anúncios selecionados pelo Google. Segundo a companhia, a medida vai permitir escolher os melhores lugares para sair, como lojas e restaurantes, com base naqueles locais que os seus contatos julgam ser os melhores, e não apenas aqueles que são classificados com cinco estrelas.

O Google afirma que usuários menores de 18 anos são automaticamente excluídos dessa opção. Quem também prefere ficar de fora é simples: acesse sua conta no Google e vá na área de "Configurações". Em seguida, siga até "Recomendações Compartilhadas" e clique em "Editar". Procure pela opção de não habilitar que sua foto ou nome sejam usados em produtos ou publicidades comerciais e clique em "Salvar".

Recentemente, o Facebook adotou um sistema parecido ao do Google no que diz respeito a usar os dados dos membros da rede social. Através do "Histórias Patrocinadas", o site exibe as imagens dos usuários em campanhas porque também acredita que esses anúncios, quando endossados por algum internauta conhecido, são mais efetivos.

Você pode acessar os novos termos de serviço do Google clicando aqui.

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