Google adquiriu startup especializada em busca de vídeos, apontam rumores

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 10h33

O Google já vinha demonstrando interesse em adquirir uma empresa especializada em busca de vídeos há algum tempo. No último fim de semana, ao que aparenta, a gigante de buscas finalmente entrou em um acordo com a startup Baarzo. As informações são do site TechCrunch.

Segundo a matéria do site norte-americano, o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, teria assistido a uma apresentação da tecnologia da Baarzo na escola de pós-graduação de negócios de Stanford e ficou interessado na ferramenta.

No momento, a Baarzo ainda não disponibiliza seu serviço abertamente, mas, pelo que dá para ver no site da pequena empresa, a startup aprimorou os serviços de busca de vídeos. Na demonstração, por exemplo, se você digitar no buscador “legolas kills oliphaunt”, você é direcionado para um vídeo que mostra exatamente este momento do filme "O Senhor dos Anéis".

“Ao contrário do Google ou do YouTube, pesquisas que só avaliam o texto em torno do vídeo, a tecnologia de busca Baarzo realmente analisa o conteúdo do vídeo, reconhecendo centenas de milhares de objetos e milhões de rostos, e localiza o momento exato no vídeo quando os objetos de busca interagem da maneira que você tinha especificado”, explica o site da startup.

Se a tecnologia realmente funciona, faz sentido que o Google esteja interessado nela. A aquisição do novo serviço de busca tornaria a pesquisa por vídeos muito mais interessante, inclusive para o YouTube.

Um das fontes afirmou ao TechCrunch que a negociação já tinha sido concluída, inclusive com uma proposta do Google pela Baarzo. Como nada foi confirmado oficialmente por ambas as partes, nos resta esperar pelo anúncio da negociação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.