Publicidade

Google adquire empresa para entrar no mercado da Internet das Coisas

Por| 14 de Janeiro de 2014 às 13h46

Link copiado!

Google adquire empresa para entrar no mercado da Internet das Coisas
Google adquire empresa para entrar no mercado da Internet das Coisas
Tudo sobre Google

Em um negócio de US$ 3,2 bilhões, o Google anunciou a compra da Nest Labs, uma empresa especializada em automação caseira, fabricante de alarmes de incêndio e termostatos inteligentes. É a segunda maior aquisição já realizada pela gigante da internet, atrás apenas da união com a Motorola, em 2012, e representa os primeiros passos no mundo da Internet das Coisas.

O negócio também representa a chegada de uma série de ex-funcionários da Apple à equipe do Google. Entre eles está Tony Fadell, designer que é um dos responsáveis pela criação dos primeiros iPods. Além dele, segundo informa a Reuters, cerca de 100 dos 300 funcionários da Net também trabalharam para a Apple em algum ponto de suas carreiras.

De acordo com o Google, a Nest continuará operando de forma independente e sob sua própria marca. Especialistas em tecnologia, como o analista Shyam Patil, da Wedbush, acreditam que a compra pode significar uma expansão no portfólio de produtos bem em breve, representando a entrada definitiva da gigante das buscas em um campo que ganha cada vez mais destaque e crescimento.

A privacidade também foi uma questão importante durante a negociação, já que o Google é uma das empresas envolvidas no esquema de espionagem da NSA e, com uma entrada no mundo da Internet das Coisas, teria acesso a uma enorme quantidade de novas informações. Uma casa inteligente é capaz de saber os horários em que o residente sai e volta do trabalho, portanto, pode representar um risco caso tais informações caiam em mãos erradas.

Continua após a publicidade

Fadell, porém, afirmou à Reuters que esse foi discutido com os executivos da gigante e afirma que nunca viu executivos tão preocupados com a privacidade quanto os do Google. Segundo ele, os termos de serviço dos produtos Nest não mudarão com a aquisição e a empresa continuará protegendo as informações de seus consumidores.

Seguindo um caminho confortável

A Nets Labs já caiu no gosto dos consumidores americanos, criando termostatos e alarmes com design inteligentes, coloridos e que funcionam muito bem como itens de decoração. Esse seria, justamente, o principal motivo pelo qual a empresa pareceu tão interessante para o Google, que já tem um histórico de tentar entrar, sem sucesso, na casa das pessoas.

É o caso, por exemplo, do PowerMeter, um serviço que permitia aos consumidores controlarem suas contas de energia elétrica pela internet. A empreitada não foi considerada bem-sucedida pelo Google e acabou sendo fechada em menos de dois anos.

Continua após a publicidade

Outro foco de Fadell em seu novo trabalho no Google também pode ser a Motorola, que luta para continuar relevante no mercado de smartphones, frente à concorrência pesada de empresas como Samsung ou Apple. O designer não descarta essa hipótese, mas afirmou que prefere continuar criando novos produtos em vez de voltar a trabalhar com coisas que já estava acostumado a fazer no passado.

Ainda em 2011, porém, a gigante das buscas investiu alguns milhares de dólares na Nest, após Fadell se reunir com o fundador do sistema de buscas, Sergey Brin, e exibir seu projeto de termostato. Uma relação que, agora, atinge seu ápice. A compra da Nest deve ser concluída nos próximos meses e depende da aprovação de órgãos reguladores.