Google adquire SlickLogin, startup especializada em autenticação ultrassônica

Por Redação | 17.02.2014 às 14:43

Como uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade, o Google tem a segurança de seus usuários como uma de suas principais preocupações. E parece ser justamente na busca de facilitar a vida deles, mas sem deixar a proteção de lado, que a empresa anunciou a aquisição da SlickLogin, uma startup israelense que desenvolveu um novo sistema para autenticação em duas fases. As informações são do Business Insider.

Em vez de mandar mensagens de texto, a novidade é capaz de “ouvir” um site, exigindo apenas que o usuário aproxime o smartphone do computador. Assim, a página é identificada automaticamente e o acesso é liberado, desde que, claro, o som esteja de acordo com os arquivos armazenados nos servidores do SlickLogin.

A mágica é feita por meio de áudio ultrassônico, inaudível aos ouvidos humanos, mas com uma frequência capaz de ser detectada pelo telefone. Como o áudio é diferente a cada acesso, é preciso que o usuário esteja presente fisicamente no local com seu smartphone, algo que hackers simplesmente não são capazes de fazer.

Em nota oficial, os fundadores da SlickLogin mandaram uma mensagem a todos que desacreditaram na ideia no começo, afirmando que eles sempre souberam que poderiam criar algo melhor que aquilo que é usado hoje em dia. Agora, a startup se une a uma companhia que também acredita que a autenticação deve ser “fácil em vez de frustrante”.

O valor da compra não foi divulgado. A SlickLogin também não entrou em detalhes sobre como ficará sua estrutura interna após a aquisição pelo Google.